Sindilojas Porto Alegre participa de visitas técnicas no varejo de Nova Iorque

A NRF 2018, maior feira do varejo do mundial que aconteceu entre domingo (13) e  terça-feira (16) em Nova Iorque (EUA), deixou um recado claro aos participantes: introduzir tecnologias aos negócios é essencial, mas também é muito importante dedicar atenção aos colaboradores, para fidelizar e conquistar novos clientes Os expositores do evento, além dos painelistas, destacaram a importância de unir as novidades da tecnologia com a equipe para fortalecer as empresas.

Para completar o roteiro da viagem do Sindilojas Porto Alegre a Nova Iorque, a equipe da Entidade está visitando algumas das principais lojas da cidade. As visitas técnicas são guiadas pelo Sebrae RS e são uma grande oportunidade para ver na prática as inovações do mercado. Confira alguns dos destaques:

Amazon Books

Na Amazon Books existem soluções que integram venda de e-commerce com a loja física. No ponto de venda, os livros são colocados com capa para frente, como no site. Os livros lidos pelos clientes conhecidos são colocados nas prateleiras como referência para outros consumidores. Também há o Programa de Cliente Premium com taxa anual de US$ 99,00 é assinado por mais de 50% dos domicílios dos Estados Unidos.

Victoria’s Secret

A loja conceito da Victoria’s Secret ressalta sensualidade, visão da mulher, sexy, sofisticada e dominadora. Os itens são sonho de consumo e chegam à maioria das mulheres, pois tem preço popular. O foco é em venda massificada, mas apostam em envolvimento nos itens. No local, os clientes são recepcionados com um atendimento personalizado, para verificar as medidas e ajustar as peças corretamente no corpo.

Coach House

O foco da Coach House é a customização de produtos. Quem entra no local é recepcionado por um "dinossauro" gigante feito inteiro de parte de bolsas. A loja não tem caixa, todo o atendimento e a realização do pagamento é realizado pelo vendedor para agilizar o processo de compra.

B&H Photo

A B&H Photo é referência em equipamentos para fotografia, vídeo e outros itens eletrônicos. Não paga comissão aos funcionários para motivar as vendas. Usa três indicadores: conhecimento sobre o produto, satisfação do cliente e pontualidade na chegada ao trabalho. É uma empresa com profissionais muito qualificados e têm treinamento sobre os produtos. O fluxo de itens dentro da loja tem controle e integração de todos os setores.

Warby Parker

A Warby Parker é uma ótica e nasceu com a proposta de vender óculos com design próprio e qualidade com preço mais acessível – 50% abaixo de marcas tradicionais. A marca trabalha com itens de fornecedores que permitem reduzir valor. Outro diferencial é que os próprios designers atendem nas lojas.

Além disso, realizam um projeto com famílias carentes para fornecer óculos, mas que envolve aprendizado profissional. Já distribuíram 3 milhões de unidades em três anos de projeto. As lojas têm ambiente diferenciado por região e usam a tecnologia de realidade virtual para programar modelos.

Whole Foods

A Whole Foods prioriza itens saudáveis e produtos fornecidos por produtores locais. Na exposição das lojas são instaladas muitas indicações dos valores nutricionais de alimentos. Cada funcionário tem 10% de desconto no que comprar na loja, e quem segue cuidados com nutricionais ou mantém indicadores de saúde tem mais bônus.

Também usam o sistema de “come-fila ”no caixa, que faz chamadas eletrônicas de cliente e reduz o tempo de espera.

Uniqlo

A japonesa Uniqlo explodiu na última década, tornando-se a maior rede varejista de vestuário da Ásia, mas a empresa tem metas ambiciosas de se tornar a maior rede de moda do mundo. Enquanto a maioria das marcas de moda seguem as últimas tendências, estimulando a obsolescência programada e o consumismo desenfreado de roupas descartáveis, a Uniqlo investe na design básico e atemporal e na durabilidade de suas roupas através da tecnologia têxtil.

CAFÉ COM LOJISTAS PÓS-NRF

Para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo em Nova Iorque, é possível acompanhar todas as informações pelas redes sociais do Sindilojas Porto Alegre. Além disso, no dia 25 de janeiro, acontecerá o Café com Lojistas Pós NRF, a partir das 8h30, no Cinespaço (Sala IMAX) (Shopping Bourbon Wallig – Av. Assis Brasil, 2611. 4º andar) onde serão apresentados os grandes destaques do evento mundial. O evento contará com os palestrantes Giane Guerra, apresentadora e colunista de economia da Rádio Gaúcha; Alexandre Skowronsky, sócio-diretor de estratégia e um dos fundadores da agência Global; José Renato Hopf, especializado em sistema da informação e telecomunicações e fundador da GetNet e 4all; e Otelmo Drebes Junior, diretor de marketing e vendas das Lojas Lebes. As inscrições são gratuitas. Clique aqui e inscreva-se.