Sindilojas Porto Alegre prepara feira voltada a lojistas em 2013

O Sindilojas Porto Alegre, que integra o sistema Fecomércio e a Confederação Nacional do Comércio, representante legal de aproximadamente 18 mil empresas na Capital e Alvorada, comemora 75 anos em 2012 e em…

O Sindilojas Porto Alegre, que integra o sistema Fecomércio e a Confederação Nacional do Comércio, representante legal de aproximadamente 18 mil empresas na Capital e Alvorada, comemora 75 anos em 2012 e em 2013 contará com importantes iniciativas. Uma delas será a realização de uma feira voltada ao lojista, reunindo fabricantes de software, hardware, móveis, manequins e gôndolas, entre outros.

O evento, resultante de um projeto iniciado em 2011, será realizado no Plaza São Rafael Hotel, porém, a data ainda não foi fixada. De acordo com o presidente da entidade, Ronaldo Sielichow, a feira, em suas próximas edições, deverá atingir um alcance nacional pela sua importância. No que se refere a uma projeção sobre o desempenho do setor, Sielichow acredita que o último trimestre de 2012 deverá registrar um crescimento de vendas entre 6% e 7% sobre igual período de 2011.

O comércio, segundo ele, aguarda com expectativa datas como o Natal, que servem para impulsionar as vendas, tendo como reforço o 13º salário. Destaca iniciativas que também colaboram, como o concurso Brilha Porto Alegre, criado em parceria pelo Sindilojas e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com o apoio da prefeitura municipal, que tem o objetivo de chamar a atenção para a Capital. O período deste concurso vai de 29 de outubro até 19 de dezembro, quando serão anunciados os vencedores que apresentarem as melhores decorações natalinas.

Sielichow reforça que o trabalho do Sindilojas tem como meta ações que visam ao fortalecimento do setor. Lembra que, quando assumiu a presidência da entidade, em 2007, uma das reivindicações era a defesa permanente dos interesses de seus associados, como ações contrárias ou que resultem na diminuição da incidência de uma carga tributária elevada sobre a atividade varejista. Outro pleito constante, destaca Sielichow, é a qualificação de mão de obra, que no Sindicato é promovida através de cursos gratuitos, como, por exemplo, o ensino de vitrinismo. “Os alunos montam vitrines sob a supervisão de instrutores.

Isto também ocorre nas aulas do curso de vendedores”, informa. Em 2013, será dada continuidade às atividades de capacitação com cursos, workshops e palestras com importantes especialistas. Ele também acrescenta iniciativas como o projeto Geração Varejo, no qual os lojistas podem cadastrar vagas de emprego e os candidatos inscrever seus currículos e se candidatarem às oportunidades disponíveis no mural de vagas do sindicato.

Em 2011, o Sindilojas capacitou 3,9 mil profissionais do comércio, obtendo um crescimento de 19,4% em relação a 2010. Sielichow cita igualmente o projeto Varejo na Escola, que leva cursos e palestras sobre varejo a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, com o objetivo de incentivá-los a trabalhar no comércio. No dia 5 de novembro, às 20h, no Grêmio Náutico União, dentro das comemorações dos 75 anos, o Sindilojas irá lançar o livro Porto Alegre na vitrine – memória do comércio varejista da Capital Gaúcha.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais