Sindilojas Porto Alegre prepara feira voltada a lojistas em 2013

O Sindilojas Porto Alegre, que integra o sistema Fecomércio e a Confederação Nacional do Comércio, representante legal de aproximadamente 18 mil empresas na Capital e Alvorada, comemora 75 anos em 2012 e em…

O Sindilojas Porto Alegre, que integra o sistema Fecomércio e a Confederação Nacional do Comércio, representante legal de aproximadamente 18 mil empresas na Capital e Alvorada, comemora 75 anos em 2012 e em 2013 contará com importantes iniciativas. Uma delas será a realização de uma feira voltada ao lojista, reunindo fabricantes de software, hardware, móveis, manequins e gôndolas, entre outros.

O evento, resultante de um projeto iniciado em 2011, será realizado no Plaza São Rafael Hotel, porém, a data ainda não foi fixada. De acordo com o presidente da entidade, Ronaldo Sielichow, a feira, em suas próximas edições, deverá atingir um alcance nacional pela sua importância. No que se refere a uma projeção sobre o desempenho do setor, Sielichow acredita que o último trimestre de 2012 deverá registrar um crescimento de vendas entre 6% e 7% sobre igual período de 2011.

O comércio, segundo ele, aguarda com expectativa datas como o Natal, que servem para impulsionar as vendas, tendo como reforço o 13º salário. Destaca iniciativas que também colaboram, como o concurso Brilha Porto Alegre, criado em parceria pelo Sindilojas e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com o apoio da prefeitura municipal, que tem o objetivo de chamar a atenção para a Capital. O período deste concurso vai de 29 de outubro até 19 de dezembro, quando serão anunciados os vencedores que apresentarem as melhores decorações natalinas.

Sielichow reforça que o trabalho do Sindilojas tem como meta ações que visam ao fortalecimento do setor. Lembra que, quando assumiu a presidência da entidade, em 2007, uma das reivindicações era a defesa permanente dos interesses de seus associados, como ações contrárias ou que resultem na diminuição da incidência de uma carga tributária elevada sobre a atividade varejista. Outro pleito constante, destaca Sielichow, é a qualificação de mão de obra, que no Sindicato é promovida através de cursos gratuitos, como, por exemplo, o ensino de vitrinismo. “Os alunos montam vitrines sob a supervisão de instrutores.

Isto também ocorre nas aulas do curso de vendedores”, informa. Em 2013, será dada continuidade às atividades de capacitação com cursos, workshops e palestras com importantes especialistas. Ele também acrescenta iniciativas como o projeto Geração Varejo, no qual os lojistas podem cadastrar vagas de emprego e os candidatos inscrever seus currículos e se candidatarem às oportunidades disponíveis no mural de vagas do sindicato.

Em 2011, o Sindilojas capacitou 3,9 mil profissionais do comércio, obtendo um crescimento de 19,4% em relação a 2010. Sielichow cita igualmente o projeto Varejo na Escola, que leva cursos e palestras sobre varejo a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, com o objetivo de incentivá-los a trabalhar no comércio. No dia 5 de novembro, às 20h, no Grêmio Náutico União, dentro das comemorações dos 75 anos, o Sindilojas irá lançar o livro Porto Alegre na vitrine – memória do comércio varejista da Capital Gaúcha.

Veja também

    AssessoriaNoticias

    Artigo: Estruturando o futuro

    Veja mais
    Noticias

    O poder dos relacionamentos: social selling

    Veja mais
    Noticias

    Dia da Black Friday pode ter comércio com horário estendido mediante Acordo Cole...

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    IA na prática: aprenda conceitos essenciais e explore ferramentas para criar cont...

    Veja mais