Sindilojas Porto Alegre realiza curso para desenvolvimento de projetos de inovação

Divididos em seis encontros, curso Missão Inovação inicia no dia 18 de setembro e conta com a consultoria da Innoscience.

Inspirar, estimular e apoiar as empresas na identificação e desenvolvimento de projetos de inovação é o objetivo do Missão Inovação, curso realizado pelo Sindilojas Porto Alegre. Como diferenciais, o curso oferecerá ao participante a experiência de viver na prática o processo da inovação e aprender da melhor maneira como obter resultados com a inovação. Conta com o suporte de uma consultoria, a Innoscience, que possui metodologia, ferramentas e casos experimentados no mercado corporativo.

São seis módulos, que contemplam apresentação de conteúdos específicos e atividades ao final de cada encontro e, com isso, vamos dando encaminhamento aos passos dos projetos. O programa é direcionado para toda aquela pessoa – empreendedor, gestor, pessoa curiosa – que queira viver o processo da inovação e também colocar na prática do seu negócio. As aulas serão ministradas por Felipe Ost Scherer, sócio-fundador da Innoscience, que será responsável por conduzir as aulas do programa, e a presença de lojistas e diretores da Entidade.

De acordo com Felipe Scherer, o curso instrui os participantes como fazer e também como colocar em prática novos métodos. “Essa capacitação irá ajudar empresários a identificar potenciais projetos de inovação, com aulas que ensinam a metodologia e aplicam as ideias. Os praticantes podem posteriormente usufruir e replicar os conteúdos dentro das empresas, colocando essas ferramentas em prática com novas ideias, diferentes daquelas que somos acostumadas a ter”, explica.

Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, o Missão Inovação é uma entrega da Entidade para o seu associado, com o intuito de cada vez mais fortalecer o nosso segmento: “Queremos ajudar os lojistas a se desenvolverem. Inovação é disrupção, é fazer alguma coisa diferente do que todos fazem. O varejo tem se transformado e evoluído e a nossa Entidade novamente está atenta a essas movimentações, qualificando o nosso segmento para atender cada vez melhor às necessidades da população”.

Confira os temas de cada encontro:

18/9 – Oportunidade: entendimento do trabalho a ser feito, busca por insights, evidências e estabelecimento de empatia com a situação atual.

4/10 – Solução: ideação e priorização das diferentes possibilidades a serem desenvolvidas.

17/10 – Modelos de Negócio: estabelecimento do plano de aprendizagem e início dos testes.

29/10 – Prototipar: desenvolvimento da primeira versão já refinada para validação.

13/11 – Validação: validação do protótipo com públicos interessados para aprendizagem

27/11 – Scale up: definição do plano de scale up e preparação do desdobramento.

Sobre o palestrante

Felipe Ost Scherer é sócio-fundador da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em ciência, tecnologia e inovação pela UFRGS, com MBA Executivo em Marketing pela ESPM. Possui experiência empresarial desempenhando funções em empresas nacionais e multinacionais. Consultor empresarial, professor dos cursos de Administração e MBA na ESPM/SUL. Autor dos livros Gestão da Inovação na Prática (vencedor do Troféu Cultura Econômica 2011 – melhor livro de Administração), Práticas dos Inovadores publicados pela Editora Atlas e do Time dos Sonhos da Inovação publicado pela Alta Books. Foi colunista no Jornal Brasil Econômico e atualmente escreve para o blog Inovação na Prática da Revista Exame e para o Portal StartSe Infomoney. Tem experiência com empresas de diferentes setores e portes como construção civil, associações de classe, gestão pública, tecnologia da informação, indústria química, siderurgia, cosméticos, bebidas, ensino superior, papel e celulose, moveleiro e organizações sociais. Também é mentor na Endeavor Brasil.

Investimento:

Associado Sindilojas Porto Alegre: R$ 1.500,00 em até 3x sem juros.

Público geral: R$ 2.100,00 em até 3x sem juros.

Serviço:

Datas: 18/9, 4/10, 17/10, 29/10, 13/11 e 27/11

Local: CC100 (Avenida Cristóvão Colombo, 100 – Porto Alegre/RS).