Sindilojas Porto Alegre recebe SMIC e Corpo de Bombeiros em reunião de diretoria

A reunião de diretoria do Sindilojas Porto Alegre, que aconteceu ontem (26) na sede da Entidade, recebeu os convidados Rinaldo Costa Simões, assessor adjunto da SMIC e o Tenente Coronel Adriano Krukoski Ferreira, comandante do 1º Corpo de Bombeiros de Porto Alegre.

Durante o encontro, Rinaldo Simões falou sobre os objetivos da nova gestão da SMIC, que recentemente foi assumida por Humberto Goulart. Segundo ele, a secretaria está focada em trabalhar para o desenvolvimento de Porto Alegre buscando soluções rápidas, pois é isso que a sociedade espera. “É importante estar aqui no Sindicato para que possamos conversar e ter grupos de trabalho resolutivos com foco no crescimento dos empresários de Porto Alegre. Nossa Capital é uma cidade de serviços e comércio. Nos últimos seis anos houve 8% de crescimento nesse setor, enquanto que houve desindustrialização da ordem de 17%. Ou seja, é um setor muito importante”, afirma. O assessor também revelou que a SMIC está fazendo reformulações nos processos internos para otimizar as liberações de alvarás e melhorar a fiscalização.

O Tenente Coronel Adriano Ferreira, por sua vez, apresentou o trabalho do Corpo de Bombeiros e afirmou que a legislação vigente contra incêndios já é eficiente, sendo que, desde sua implantação em 1998, o número de incêndios reduziu em 30%. “Essa legislação será revista para deixá-la mais clara e é interessante que todas as entidades participem dessa revisão”, afirma. O Tenente revelou que, em razão do grande incêndio acontecido em Santa Maria em janeiro deste ano, a demanda por inspeções do Corpo de Bombeiros aumentou em 180% na Capital. “Nosso efetivo não é suficiente, mas estamos mobilizando pessoas extras para fazer as inspeções e, assim, tentarmos cumprir os prazos”, diz. O Tenente Adriano informou ainda que no site do Corpo de Bombeiros há uma listagem com profissionais cadastrados que podem realizar consultoria e treinamentos de prevenção contra incêndio. Acesse o link abaixo e tenha acesso a esta listagem.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, colocou o Sindicato à disposição dos dois órgãos para ações em conjunto, principalmente no sentido de alertar e treinar os lojistas da cidade sobre legislação e segurança.