Sindilojas Porto Alegre se posiciona sobre as ocorrências do último final de semana no comércio da Capital

"É com indignação que recebemos a decisão do último sábado e é com ela que seguiremos nas conversas daqui pra frente". Leia o texto na íntegra.

"Durante os últimos cinco longos meses, em que a maior parte do comércio permaneceu fechada, participamos de exaustivas negociações em defesa do setor na Capital, prezando por um diálogo aberto, direto e transparente. Respeitamos as opiniões técnicas e acatamos as restrições impostas, ao mesmo tempo em que contribuímos com protocolos de segurança e campanhas de orientação para os lojistas, a fim de preservar a saúde das pessoas.

Depois de uma semana de conversas intensas com o poder público, finalmente tivemos a autorização oficial para funcionamento por três dias em Porto Alegre. A partir disso, comunicamos oficialmente a categoria e orientamos sobre a liberação. Além disso, fizemos novo acordo com o Sindec POA, autorizando o retorno imediato ao trabalho de funcionários que estivessem com seus contratos suspensos.

No entanto, sentimos que nada disso foi considerado para a última decisão. Estamos nos sentindo desrespeitados pelo Estado, que sequer nos informou oficialmente de sua reivindicação contra a prefeitura municipal.

Entendemos que estamos, mais uma vez, sendo injustamente penalizados. Vimos as dúvidas e o desespero entre os lojistas, que veem suas expectativas frustradas sem piedade. Assistimos, ainda, a confusão entre os consumidores, sem saber quais limitações de horário valeriam neste domingo. E nos questionamos se confusões como essa não pioram a situação e causam ainda mais movimento nas ruas – alegação principal das restrições.

Não há mais espaço para tratamentos como esse. Estamos dispostos a construir soluções em conjunto, desde que sejamos respeitados como atores e protagonistas do processo. É com indignação que recebemos a decisão do último sábado e é com ela que seguiremos nas conversas daqui pra frente."

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais