Sindilojas Porto Alegre visita Medellín com grupo do Coletivo Porto Alegre Inquieta

Entidade faz parte do movimento juntamente com outras instituições, com o intuito de estimular projetos de economia criativa na Capital.

A cidade mais inovadora do mundo, Medellín, na Colômbia, foi o destino de dez representantes de empresas apoiadoras do Coletivo Porto Alegre Inquieta no último domingo (2). Entre eles, está o superintendente do Sindilojas Porto Alegre, Alexandre Peixoto. A viagem, que vai até a próxima sexta-feira, dia 7, faz parte de uma das missões do movimento para compreender de que forma a inovação foi implementada na cidade e a transformou em um centro de criatividade, servindo de inspiração para muitas outras localidades e instituições de fora do país.

Para Peixoto, a viagem está sendo uma ótima oportunidade para entender a metodologia usada para a mudança que Medellín passou. “A união da sociedade, do governo e universidades com o mesmo propósito resultaram em inclusão social, desenvolvimento viário, economia criativa, entre outros pontos positivos. A cidade passa segurança, é limpa, organizada, inclusive nas periferias, e possui áreas e espaços culturais gratuitos. Estamos vendo um exemplo de administração pública e de povo civilizado, que cumpre as regras e colabora para o desenvolvimento da cidade”, declarou.

Além de conferir os resultados da inovação, os “inquietos” deverão participar de aulas práticas a partir de exemplos que levaram Medellín a promover o processo de cultura da paz, combatendo um dos maiores índices de violência antes existentes. Um encontro com Chota 13, um dos grafiteiros responsáveis pelo impacto artístico expressivo em Medellín, e outro momento com Jorge Melguízo, ex-secretário da Cultura da cidade que investiu em projetos culturais para combater o crime, também fazem parte da agenda do grupo, assim como uma visita à Ruta N, Centro de Inovação e Transformação de Medellín, considerado a máquina de criatividade de todo o ecossistema de inovação presente no local.

Para acompanhar tudo o que acontece nesta viagem de imersão e inspiração, siga Porto Alegre Inquieta no Instagram, por meio do @poainquieta.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais