Sindilojas recebe DMLU e Sescon em reunião de diretoria

Os cenários da prestação de serviços de coleta de lixo na Capital e do setor de contabilidade no Rio Grande do Sul foram apresentados na reunião de diretoria do Sindilojas Porto Alegre, realizada nesta terça-feira, dia 09, na sede entidade.

O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), André Carús, explicou o funcionamento da autarquia e as novas regras no descarte de lixo que entraram em vigor neste ano com a Lei Complementar 728/2014. De acordo com o diretor-geral, o Centro de Porto Alegre terá mudanças na coleta seletiva, em um projeto piloto a partir do dia 1º de junho. Atualmente, o recolhimento é feito à noite, sempre às terças-feiras, quartas-feiras e sábados. Nesses mesmos dias, serão executadas coletas no turno da tarde, a fim de que lojas e restaurantes tenham seus resíduos coletados adequadamente e o lixo não fique acumulado nas ruas.

Carús lembrou, ainda, que o descarte inadequado deve ser denunciado pelo telefone da prefeitura 156 ou pelo site do DMLU (www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu) e está sujeito à multa. “O objetivo não é gerar multas, mas a educação”, afirmou.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon), Diogo Chamun, também participou da reunião. Chamun apresentou a entidade, que preside desde maio, e o cenário vivido pelo setor. O presidente do Sescon elogiou a atuação do Sindilojas e relatou a intenção de conhecer melhor a Entidade, considerada por ele referência em entidade patronal.