Smam lança Agenda Ambiental hoje

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) lança hoje, 7, a 12ª edição da Agenda Ambiental, cujo tema é “Porto Alegre dos meus Sonhos”. O evento é às 20h30, no Sport Club Internacional. O projeto tem o intuito de divulgar aspectos ambientais da capital gaúcha. Trata-se de uma série de agendas temáticas relativas ao meio ambiente de Porto Alegre, que tiveram o formato original contemplado com o prêmio de marketing ecológico da revista Expressão Sul de Ecologia.

A intenção é entregar anualmente uma agenda ambiental à cidade, com um tema inédito e, ao mesmo tempo, complementar os anteriores. O tema desta edição proporcionou a participação de fotógrafos através de um concurso temático no qual clicavam a foto dos seus sonhos. Esse concurso deverá ocorrer anualmente, ampliando o banco de imagens para futuras edições.

Sonhos

Segundo o titular da pasta, Professor Garcia, a 12ª Agenda Ambiental de Porto Alegre tem como objetivo estampar os sonhos de cada um dos porto-alegrenses. A base da composição da agenda são as fotos, oriundas dos concursos fotográficos, e os textos, escritos por pessoas que amam a cidade, das mais diversas áreas da cultura, meios de comunicação, esportes, empresas e órgãos ambientais.

“Trata-se de um projeto inovador, independente de verba pública, já que o mesmo é viabilizado por meio de parcerias e patrocínios. De uma forma ou de outra, as empresas têm sua imagem vinculada à questão ambiental e recebem exemplares da agenda para distribuição própria, com dicas ambientais sobre reaproveitamento, uso racional dos recursos naturais e consciência ambiental”, destaca Professor Garcia.

Temas das 11 edições da publicação

• 1ª em homenagem aos 65 anos do Parque Farroupilha, entregue oficialmente em 1999;
• 2ª série “Avifauna de Porto Alegre“, em 2000;
• 3ª série “Arborização Urbana“, em 2001;
• 4ª “Margens do Lago Guaíba“, em 2002;
• 5ª, ”Porto Alegre – Ontem e Hoje”, em 2003;
• 6ª “Imagens de Porto Alegre”, em 2004;
• 7ª “Praças de Porto Alegre”, em 2005;
• 8ª “Morros de Porto Alegre”, em 2006;
• 9ª “Porto Alegre 4 estações”, em 2007;
• 10ª “Porto Alegre em Detalhes”, em 2008, fechando um ciclo de dez anos;
• 11ª “Porto Alegre Rural”, em 2009, já que a cidade é a segunda capital brasileira em área rural.