Smartphones estão mudando a maneira de fazer compras

O consumidor que entra numa loja com seu smartphone tende a comprar mais. Por quê? Com mais informações, sente-se mais seguro. A afirmação está na revista “Exame” desta semana, que trata como o…

O consumidor que entra numa loja com seu smartphone tende a comprar mais. Por quê? Com mais informações, sente-se mais seguro. A afirmação está na revista “Exame” desta semana, que trata como o universo mobile, a geolocalização e o softwares de big data estão transformando a experiência de consumo.

Segundo analistas ouvidos pela publicação, o uso dos smartphones está unificando a experiência de compra e modificando a relação do varejo com o consumidor. O comércio deve se preparar para oferecer a qualquer momento mais informações ao cliente.

Iniciativas como a do Walmart – que trabalha a sugestão de listas de compras com base no comportamento do cliente, por exemplo -, aumentam em até 40% o gasto dos consumidores conectados.

A Netshoes oferece um app que permite ao usuário fotografar um tênis que viu no pé de outra pessoa na rua, saber quanto custa e comprar em minutos.

No Brasil, o Pão de Açúcar já testa em algumas lojas o uso do celular como forma de pagamento (um aplicativo possibilita a compra em instantes).

O Starbucks faz uso da geolocalização. O cliente usa o aplicativo para encomendar seu café e paga pelo próprio sistema. O GPS calcula a distância e o tempo entre o cliente chegar à loja e retirar o produto já pago.

A revista ainda informa que no Brasil o varejo online fatura R$ 29 bilhões, cerca de 3,5% do total do setor. Ou seja, há muita oportunidade por aí.

A tendência é cada vez mais nos depararmos com a unificação dos canais de compra, promovendo uma experiência mais interativa ao freguês.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais