Sucesso nas quadras e nos negócios: Magic Johnson brilha no 2º dia de NRF

Temas como IA, experiência do consumidor e geração Z foram debatidos

O segundo dia de palestras na NRF 2024 teve uma figura icônica do esporte mundial falando sobre sucesso. Earvin “Magic” Johnson, lenda na NBA, liga de basquete americana, compartilhou histórias sobre sucesso e liderança.

O agora empresário relatou sua visão sobre ações inerentes aos negócios, sua nova área de atuação. Gestão e disciplina, aprendizados de sua fase como atleta, são imprescindíveis para se chegar ao sucesso. “Contrate pessoas com dedicação e disciplina. Equipes precisam de mentalidade vencedora. Sempre que fiz tudo o que precisava ser feito para me preparar, tive a certeza de que iria ganhar”, comentou o astro.

Johnson fez história em 2023 quando se tornou coproprietário do Washington Commanders da NFL. Ele também é coproprietário do Los Angeles Dodgers da MLB, do Los Angeles Sparks da WNBA, do Los Angeles Football Club da Major League Soccer e da franquia de eSports Team Liquid.

“Quando decidi virar empresário, busquei grandes CEOs e os chamei para almoçar. Seis deles viraram meus mentores. Recebi conselhos interessantes. Estou sempre voltado para melhorar. Eu sempre quero crescer”, finalizou.

E por falar em negócios, já que é através dele que o varejo sobrevive, questão sobre o tema norteou a apresentação do vice-presidente da WD Partners, Lee Peterson. “Tudo no varejo mudou, mas será que as lojas se adaptaram”? Para o executivo, todos comerciantes varejistas necessitam de um site de sua loja para que os consumidores tenham este espaço digital como apoio. Lee apresentou uma pesquisa da WD Partners onde mostra que 63% das pessoas preferem comprar de forma online. Cinco anos atrás esse número era 20%. Resultado? Pandemia alterou a maneira de fazer compras.

E agora?

Varejo físico é funcional e emocional. Funcional pois é onde se prova um produto, ou porque a necessidade é urgente e na loja o cliente já sai com o item nas mãos. Emocional porque pode ser um local para novas descobertas. Emocional também pois se trata de sensações. Quando perguntados do que mais gostam em uma loja, as respostas foram as seguintes:  Vibe, inspiração e funcionários.

Público que consome

A geração Z requer atenção das marcas. Para atender às expectativas desta geração, empresas precisam se adaptar. Autenticidade e experiência da compra contam muito.

E para a palestra, representantes de marcas queridas pela geração Z, como H&M, Vogue, McDonald’s e Spotify foram os atores. E como fazer para as empresas se conectarem com essa geração? Segundo os panelistas, o podcast é uma maneira dos jovens se atualizarem sobre determinados temas, os quais não foram aprofundados na vida escolar.

Segundo o debate, a geração Z não pode ser generalizada, pois mudam de ideias muitas vezes. Outro fator muito nítido nas pessoas desta geração é o desejo na busca por se conhecer mais e saber lidar com as próprias emoções. Alguns pontos destacados para conquistar o cliente da geração Z:

*Autenticidade é essencial

*Envolvimento em diferentes plataformas

*Ênfase em experiência na loja física

*Uso estratégico de dados

A empresa conhece o seu bem maior, o cliente?

Nesta palestra, Chris Rupp, CCO da Victória Secret, afirma que as empresas precisam conhecer profundamente o cliente para entender o que será melhor para ele. Segundo a profissional, a “experiência do cliente não é linear”. Ele pode estar on-line e perceber que quer provar um produto na loja física. O varejista precisa fazer de tudo para isso ser facilitado”. Remunerar bem seus profissionais foi outro ponto debatido. Para ter bons vendedores, que deem motivos para clientes voltarem à loja física, eles precisam se sentir valorizados. Em conjunto, a inteligência artificial pode, segundo Chris, ser melhor utilizada. “Não basta simplesmente dizer que precisa ter IA ou colocar IA no seu site. Isso não faz sentido! É preciso descobrir qual cliente precisa do seu serviço e como a tecnologia o ajudará com isso. ”

A comitiva do Sindilojas Porto Alegre segue em NY acompanhando tudo de mais novo que acontece na NRF 2024.