Tarifa de ônibus já custa R$ 2,70

Prefeito sancionou reajuste no mesmo dia em que aumento foi aprovado

Usar o transporte público em Porto Alegre já está mais caro. O Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu) aprovou, em reunião às 14h de ontem, o aumento no valor das passagens dos coletivos por 16 votos a dois. Às 17h30min, o acordo foi sancionado pelo prefeito José Fortunati. A assinatura permitiu que, já à meia-noite, a tarifa de ônibus passasse dos R$ 2,45 para R$ 2,70 (reajuste de 10,2%). Diferentemente dos últimos anos, em 2011, a entrada em vigor do reajuste das passagens de Porto Alegre ocorreu de um dia para o outro.

Conforme a equipe econômica da EPTC, os itens levados em conta para determinar o valor do aumento foram a renovação da frota, que recebeu 242 ônibus novos em 2010 (ao todo, são 1.650 veículos, 40% deles equipados com ar-condicionado), o salário dos rodoviários – juntos, esses itens representam 74% do valor da passagem – e o aumento no preço de pneus e recapagens.

A partir de 1º de julho, usuários do cartão TRI de todas as modalidades não pagarão pela segunda passagem. Quem utiliza dois ônibus para chegar ao trabalho, pagará apenas pela primeira viagem. Estudantes e professores que usam duas conduções pagarão meia passagem (R$ 1,35) para ir à escola.

Os passageiros terão 30 minutos para embarcar no segundo ônibus. O cálculo será feito com base no tempo total da viagem. Assim, se uma linha tem um trajeto de 50 minutos, o usuário terá uma hora e 20 minutos para o novo embarque, independentemente do ponto em que desça. Conforme a EPTC, a gratuidade só começará no meio do ano porque ainda é necessário algum tempo para a adequação do sistema.