Taxa de juros para empresas diminui para 3,76% e tem menor índice desde março
SÃO PAULO – A taxa média de juros nos financiamentos para empresas atingiu 3,76% ao mês em outubro, índice 2 pontos-base menor que o registrado em setembro, quando a taxa era de 3,78% ao mês, segundo…
SÃO PAULO – A taxa média de juros nos financiamentos para empresas atingiu 3,76% ao mês em outubro, índice 2 pontos-base menor que o registrado em setembro, quando a taxa era de 3,78% ao mês, segundo divulgou a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), nesta quinta-feira (11). De acordo com relatório mensal, que analisa as taxas cobradas nas operações de financiamento tanto para empresa quanto para o consumidor, este é o menor resultado desde março deste ano (3,73%), sendo que a taxa de juros cobrada nos financiamentos para as empresas ficou em 55,73% ao ano, frente aos 56,09% registrados um mês antes. Na comparação com o décimo mês de 2009 também houve queda, uma vez que, naquele mês, a taxa média estava em 4,06% ao mês – um recuo de 30 pontos-base.
Por modalidade
Considerando as modalidades de crédito oferecidas para as empresas, é possível constatar que houve queda em duas delas, na comparação mensal. As linhas de capital de giro e desconto de duplicatas registraram diminuição de 5 e 6 pontos-base nos juros, respectivamente. Já conta garantida – cheque especial teve crescimento de 4 pontos-base.