Tendências do SXSW são apresentadas no Café com Lojistas

Evento lotou o auditório do Sindilojas Porto Alegre para a palestra de Melissa Lesnovski e Jonatas Abott.

O festival SXSW, que reuniu mais de 300 mil pessoas em Austin, no Texas (EUA), nas últimas semanas, serviu de inspiração para os lojistas que querem acompanhar as tendências mundiais de consumo e aprimorar os seus negócios. E para contar um pouco do que viu por lá, Melissa Lesnovski, diretora de inovação da agência Aldeia, foi uma das palestrantes convidadas do Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre desta sexta-feira (29), destacando iniciativas que podem ser aproveitadas pelos profissionais do setor. Jonatas Abott, sócio-diretor executivo da Dinamize, também participou do bate-papo, contribuindo com a sua visão do evento e com questionamentos focados no desenvolvimento do varejo.

Entre os destaques observados por Melissa durante o SXSW, estiveram cases de comportamento, hábitos e tendências que não necessariamente focavam no varejo em si, mas que impactam diretamente na transformação dos mais variados tipos de negócios. Um dos pontos fortes relatados por ela foi o “detox digital” que muitas marcas estão fazendo, deixando um pouco de lado os recursos tecnológicos e dando espaço para o analógico e para a experimentação. “Existe uma onda retrô, que é a tendência de consumir marcas que tenham um legado, que façam parte da nossa história, que lembramos que nossos pais e avós consumiam”, explicou. Melissa entende esse movimento como uma oportunidade para as empresas, que podem retomar produtos considerados antigos e também pensar em como dar um cara “vintage” para os atuais.

Saber como contar histórias e gerar identificação nos consumidores, seja por meio do posicionamento da marca quanto do estilo de um produto, também é extremamente importante nos dias de hoje, segundo ela. Envolver as pessoas gerando diferentes emoções, seja por uma propaganda ou por uma ação pontual, pode conquistar as pessoas e fidelizar clientes.

Para trazer a audiência de volta

De acordo com Melissa, existem quatro pilares que podem ser seguidos pelas marcas para retomar a atenção e despertar o interesse dos clientes. Esses pilares também foram observados durante o festival a partir das marcas presentes. São eles:

– Manter um diálogo com o consumidor;
– Investir em curadoria e personalização;
– Incluir o produto ou serviço no contexto da vida das pessoas;
– Transmitir conselhos de experts (ensinar as pessoas a usarem e aproveitarem da melhor forma o produto).

Para a palestrante, sair do lugar comum exige coragem e o apoio de todas as camadas de uma empresa. “Devemos pensar se estamos fazendo uma inovação real ou um fetiche apenas. Para inovar é preciso aceitar riscos e planejar resultados, e não inovar sem propósito. Inovar só por inovar não funciona”, alertou.

Quer saber quando será o próximo Café com Lojistas? Fique de olho na agenda de eventos do Sindilojas Porto Alegre! Clique aqui e saiba mais.