Tendências para as redes sociais em 2017

O mundo das redes sociais muda muito rápido e até para grandes experts é difícil se manter 100% informado sobre todas as novidades. Além disso, é muito complicado afirmar quais tendências são temporárias e quais possuem mais permanente. Portanto, algo extremamente útil para empresários e executivos do mundo da comunicação é parar para analisar e […]

O mundo das redes sociais muda muito rápido e até para grandes experts é difícil se manter 100% informado sobre todas as novidades. Além disso, é muito complicado afirmar quais tendências são temporárias e quais possuem mais permanente.

Portanto, algo extremamente útil para empresários e executivos do mundo da comunicação é parar para analisar e rever as tendências dos últimos tempos para adequar suas redes sociais aos novos direcionamentos desse mundo.

Veja as maiores tendências das redes sociais que dominaram 2016:

Transmissões ao vivo

As transmissões de vídeo se tornaram populares com o desenvolvimento e a aquisição de aplicativos como o Periscope em 2015, mas foi apenas em 2016 que esse meio se tornou famoso. O Facebook introduziu sua própria plataforma de transmissão ao vivo, o Facebook Live, e tanto os usuários como organizações começaram a utilizar a ferramenta com amigos e seguidores. Esse dispositivo é um meio fácil e eficiente de interagir com as pessoas, especialmente em formatos de pergunta e resposta ou outra forma que encoraja a participação do público. Como essa ferramenta é relativamente nova, espera-se que essa tendência cresça em 2017 e nos anos seguintes.

Stories

O Snapchat Stories é uma ferramenta que está disponível há muito tempo no aplicativo, mas recentemente o Instagram adicionou um novo dispositivo similar, chamado “story”. O Instagram é uma plataforma um pouco mais complicada para marcas usarem, em parte porque a rede não permite que seus usuários postem links (o que dificulta o marketing nas mídias) e também porque a sua audiência focada na fotografia torna a aproximação com o público algo mais complicado para algumas marcas.

Dispositivos móveis

Os aplicativos de redes sociais estão fazendo grande sucesso com seus esforços de focar em experiências móveis. Alguns aplicativos, como o Snap e o Instagram, existem somente para aparelhos móveis, diferente de plataformas como o Facebook e o Twitter, que também fizeram grandes mudanças para melhorar sua audiência móvel. Provavelmente essa tendência móvel terá grande continuidade, especialmente se a audiência continuar a crescer e se marcas como o Google colaborarem com o destaque de empresas.

Comércio e propagandas em redes sociais

A relação entre as redes sociais e o comércio eletrônico foi grande em 2016, mas pretende ser ainda maior em 2017. Novas opções de publicidade de marcas como o Instagram e Pinterest e novos recursos como anúncios de slides por parte do Facebook podem fazer grande sucesso no ano que vem. Como esses aplicativos dependem muito de anunciantes, grande parte do seu desenvolvimento é baseado no investimento em melhores opções e recursos de publicidades.

Influência e propagação de notícias

Essa tendência das redes sociais não é uma novidade, ou uma nova ferramenta ou um novo meio de utilizar os meios de comunicação. Na realidade, essas características muitas vezes geram efeitos negativos nas mídias. Os feeds de notícia utilizam um sistema que ranqueia as postagens mais novas no topo e uma lógica que privilegia as informações que mais agradam os gostos pessoais de cada usuário, e isso limita a exposição dos indivíduos a visões opostas ou novas informações. Estes fatos, por exemplo, geraram conflitos na eleição norte-americana deste ano sobre as notícias falsas acerca dos candidatos,o que resultou em significativas controvérsias. O Facebook e o Google já iniciaram medidas para bloquear a disseminação de notícias falsas, recusando-se a pagar aos anunciantes que a publicam.

Jogos e diversão

Diferente do efeito conturbado da influência e da propagação de informação, os aplicativos de redes sociais também estão tomando medidas para tornar seus aplicativos mais “divertidos” para seus usuários. Os filtros do Snap, por exemplo, onde os usuários podem adicionar imagens no cenário ao seu redor e no seu próprio rosto, continuam a ser um sucesso. No início do ano, o Facebook lançou novas reações aos emojis para ampliar a função “curtir” da rede social. O Instagram stories também ofereceu novos meios de alterar imagens e adicionar escritas nas fotos, ferramentas inéditas no mundo da rede social.

O aumento das plataformas de mensagens

O ano de 2016 viu grandes aumentos nos dispositivos de bate-papo. O Snap continua a crescer em popularidade como um meio de trocar pequenas informações de modo rápido, e o Whatsapp, seu concorrente, também tem crescido nesse âmbito.

 

Fonte: Forbes Brasil

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