Tendências para o varejo em 2015 são destaque na revista Conexão Varejo de dezembro

A Conexão Varejo, publicação do Sindilojas Porto Alegre, traz em sua 78ª edição, matéria especial sobre as expectativas econômicas para o setor em 2015. Tendo em vista que 2014 não representou um ano positivo para a economia no País, a Conexão Varejo ouviu os economistas Marcelo Portugal, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bruno Fernandes, da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e o diretor da Mixx Consultoria para o Varejo, Enio Foganholo, para traçar um panorama para o próximo ano.

Com uma inflação que pode se aproximar dos 6,5% e o crescimento do país em 1,5%, o economista Marcelo Portugal adianta que o varejo precisará “saber comprar bem para poder vender bem e manter os estoques e os custos relativamente baixos”. No entanto, para Bruno Fernandes o cenário não deverá ser muito diferente de 2014, mas acredita que os apertos fiscais e monetários devem impedir a retomada de crescimento de todos os setores. Segundo ele, o poder de compra da população está diminuindo e entre os principais motivos está o baixo crescimento do mercado de trabalho e as altas taxas de juros para as operações de crédito.

No Editorial, o presidente da Entidade, Paulo Kruse?, fala sobre as suas expectativas para 2015 e a postura da entidade para com o novo o governo estadual que assumirá em 1º de janeiro. Segundo ele, o Sindilojas Porto Alegre manterá as suas reivindicações para o fortalecimento da classe lojista.

O autor do artigo de Opinião deste mês é Vladimir Machado, diretor de Relações de Trabalho do Sindilojas Porto Alegre e diretor da Machado Modas. Através do seu exemplo familiar, ele procura mostrar a importância da persistência, da força de vontade e do conhecimento para o sucesso no mundo dos negócios. Na editoria Personalidade, a jornalista de economia Giane Guerra, repórter da Rádio Gaúcha, fala de sua carreira e sua opção pelo jornalismo econômico.

A febre pelas compras de material esportivo está na editoria Perfil de Consumo e a história de uma das mais tradicionais marcas de brinquedos do mundo, a Lego, está na editoria Case Externo. Para orientar os leitores a descartarem corretamente lâmpadas fluorescentes, o assunto é abordado na editoria Foco no Futuro. A Conexão Varejo apresenta também as expectativas de vendas para o Natal, de acordo com pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre.

Os exemplares da Conexão Varejo são distribuídos gratuitamente a lojistas de Porto Alegre e Alvorada, para entidades empresariais e formadores de opinião. Além disso, todas as edições da publicação estão disponíveis para download em formato digital no link http://www.sindilojaspoa.com.br/