Termômetro do Varejo de Maio: novidades e ampliação de dados

O Termômetro do Varejo, índice de volume de vendas divulgado mensalmente pelo Sindilojas Porto Alegre, apresenta uma novidade: a partir deste mês também conta com dados do Brasil e do Rio Grande do Sul,…

O Termômetro do Varejo, índice de volume de vendas divulgado mensalmente pelo Sindilojas Porto Alegre, apresenta uma novidade: a partir deste mês também conta com dados do Brasil e do Rio Grande do Sul, retirados da Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, traz os dados do Varejo Ampliado, que incluem todas as atividades do comércio varejista mais ‘Veículos, motos, partes e peças’ e ‘Material de Construção’.

De acordo com os dados coletados pela Entidade na Capital, as vendas do setor de vestuário em Porto Alegre cresceram 5,5% em relação a maio do ano passado. Os dados mais recentes do Sindicato indicam resultados positivos. De Janeiro a Maio de 2014, o segmento de vestuário em Porto Alegre acumula alta de 3,3%. Até março, os números do ano no país apresentaram aumento de 0,5% e, no Rio Grande do Sul, queda de 4,3% no mesmo período.

Para o setor de materiais de construção, maio trouxe um aumento significativo de 16,8% em relação ao mesmo mês em 2013. Já no acumulado do ano, de janeiro a março 2014, as vendas na Capital ficam acima da média do Brasil (7,2%), com 7,4%, mas abaixo dos valores do Estado, que apresentou um acréscimo de 12,2%. No Varejo Ampliado, de janeiro a março deste ano, os dados apresentam diminuição de 5,7% nas vendas no país, e, no Rio Grande do Sul, a queda foi um pouco menor, de 3,2%, ambas na comparação com março de 2013.

Sobre o Termômetro do Varejo

O Termômetro do Varejo é um índice mensal da atividade econômica no comércio varejista da Capital lançado em novembro de 2011 pelo Sindilojas Porto Alegre. Os números do Termômetro revelam o percentual de variação do volume de vendas para os segmentos de vestuário e material de construção, por meio de levantamento realizado junto à base de lojistas associados ao Sindicato.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais