Tombini insiste em inflação mais baixa

Em sua primeira entrevista como presidente do Banco Central (BC), o economista Alexandre Tombini disse que inflação baixa é condição necessária, embora não seja suficiente, para o crescimento sustentável do país. – Não há mais credibilidade naquele debate do passado de que um pouquinho mais de inflação traz mais crescimento. Essa troca não existe – afirmou.

Tombini voltou a defender uma redução da meta de inflação para patamares mais próximos do verificado nas economias emergentes. Disse, no entanto, que primeiro é preciso consolidar a meta atual, de 4,5%. Esse patamar só deve ser alcançado novamente em 2012, pelas previsões do BC.

O novo presidente do BC evitou temas polêmicos, principalmente aqueles que envolvem outras áreas da equipe econômica, como o corte de gastos públicos. Na sua posse, na segunda-feira, Tombini foi prestigiado por toda a cúpula do Ministério da Fazenda, que viveu momentos de atrito com o BC sob Henrique Meirelles.

Em relação ao dólar, Tombini afirmou que a medida anunciada ontem deve levar os bancos a reduzir suas posições devedoras no mercado de câmbio. Lembrou ainda que, uma alta da moeda, como em 2008, poderia causar prejuízos.

Em Washington, o Fundo Monetário Internacional reiterou que o controle de capitais pode ser uma ferramenta útil para equilibrar o fluxo de dinheiro, e citou como exemplos os emergentes Brasil e Índia. – Vários mercados emergentes enfrentam importantes fluxos de capitais no momento em que suas economias se recuperam e crescem rapidamente – disse a porta-voz do Fundo, Caroline Atkinson, em referência aos investimentos que fluem em busca de melhores rendimentos.