Tombini insiste em inflação mais baixa

Em sua primeira entrevista como presidente do Banco Central (BC), o economista Alexandre Tombini disse que inflação baixa é condição necessária, embora não seja suficiente, para o crescimento sustentável…

Em sua primeira entrevista como presidente do Banco Central (BC), o economista Alexandre Tombini disse que inflação baixa é condição necessária, embora não seja suficiente, para o crescimento sustentável do país. – Não há mais credibilidade naquele debate do passado de que um pouquinho mais de inflação traz mais crescimento. Essa troca não existe – afirmou.

Tombini voltou a defender uma redução da meta de inflação para patamares mais próximos do verificado nas economias emergentes. Disse, no entanto, que primeiro é preciso consolidar a meta atual, de 4,5%. Esse patamar só deve ser alcançado novamente em 2012, pelas previsões do BC.

O novo presidente do BC evitou temas polêmicos, principalmente aqueles que envolvem outras áreas da equipe econômica, como o corte de gastos públicos. Na sua posse, na segunda-feira, Tombini foi prestigiado por toda a cúpula do Ministério da Fazenda, que viveu momentos de atrito com o BC sob Henrique Meirelles.

Em relação ao dólar, Tombini afirmou que a medida anunciada ontem deve levar os bancos a reduzir suas posições devedoras no mercado de câmbio. Lembrou ainda que, uma alta da moeda, como em 2008, poderia causar prejuízos.

Em Washington, o Fundo Monetário Internacional reiterou que o controle de capitais pode ser uma ferramenta útil para equilibrar o fluxo de dinheiro, e citou como exemplos os emergentes Brasil e Índia. – Vários mercados emergentes enfrentam importantes fluxos de capitais no momento em que suas economias se recuperam e crescem rapidamente – disse a porta-voz do Fundo, Caroline Atkinson, em referência aos investimentos que fluem em busca de melhores rendimentos.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais