Top de Marketing ADVB/RS – Confira detalhes da premiação do Sindilojas POA

Promoção Vale Mais Comprar Aqui do Sindilojas POA é premiada na categoria Entidades e Associações do prêmio Top de Marketing ADVB/RS 2011

Com o case Vale Mais Comprar Aqui – O Sindilojas inova no composto promocional e revitaliza o comércio de Porto Alegre ampliando a sua base de associados, o Sindilojas Porto Alegre recebeu o Top de Marketing 2011, o maior e mais significativo reconhecimento do marketing da Região Sul do Brasil. A promoção, que mobiliza o comércio da Capital e Alvora da durante o mês de setembro, foi destaque na categoria Entidades e Associações da premiação, que aconteceu no dia 24 de novembro, em cerimônia no Teatro do Bourbon
Country.

O prêmio, conferido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS) consagra as empresas que se destacaram em seus segmentos, utilizando estratégias e ferramentas de marketing para a divulgação de seus produtos e serviços. Nesta edição, 27 empresas e entidades foram consagradas em 16 categorias de Segmento de Mercado e em outras duas premiações especiais: Top Responsabilidade Social e Top Inovação em Práticas de Vendas.

Para Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas POA, esta é uma conquista de todos os lojistas que integraram a promoção. “O reconhecimento com o Top de Marketing ADVB/RS 2011 nos estimula a inovar e fazer ainda mais pelos lojistas e a comunidade”, comemora.

Segundo Daniel Santoro, ainda presidente da ADVB/RS na cerimônia de entrega do prêmio, o reconhecimento das melhores estratégias e práticas é uma das formas da instituição cumprir a sua missão de desenvolver no Estado a cultura das ações voltadas aos mercados. “O Prêmio é o momento de reverenciarmos a excelência de empresas e profissionais nas suas competências de marketing. Empresários e profissionais que ousaram e inovaram e, mais importante, geraram valor para suas organizações com base na compreensão, na satisfação e no relacionamento com seus públicos. Como o próprio Philp Kotler disse, marketing não é somente vendas de alto impacto, embora resulte em vendas, nem tampouco se restringe à publicidade e à propaganda. Marketing é criar, comunicar e entregar valor a um segmento de público, com lucro”, explica.

Por entender essas tendências, captar e compreender necessidades que a Vale Mais Comprar Aqui, tornou-se um sucesso. “Nós escolhemos um mês em que o faturamento e as vendas eram baixas. Setembro tem trinta dias, dois feriados – nos dias 7 e 20 –, e não tem data com apelo comercial. Com a Vale Mais, premiamos os consumidores e vendedores e incrementamos as vendas, que é o nosso objetivo. Fazemos com que os lojistas tenham sucesso”, afirma o presidente Sielichow.

Só neste ano, foram distribuídos R$ 410 mil em vale-compras para consumidores e vendedores, que vão retornar aos caixas das 2.218 lojas que participaram da promoção. Após o reconhecimento do sucesso, as expectativas para as próximas edições são as melhores.

Uma trajetória de sucesso

Criada para alavancar as vendas do comércio de Porto Alegre em um momento de retração causado pela crise internacional de 2009, a promoção Vale Mais Comprar Aqui vem dando resultados expressivos a cada ano. Na primeira edição, a promoção contou com a adesão de 1.731 lojas. Em 2010 passou para 1.946 e, neste ano, chegou a 2.148 lojistas, com aumento médio de 7,4% das vendas em setembro. O Sindilojas POA também ganhou, pois sua base
de lojistas associados foi ampliada em 52% nos três anos.

Segundo o vice-presidente de Comunicação e Marketing do Sindilojas POA, Paulo Penna Rey “A ideia nasceu da necessidade e vontade de incrementarmos o comércio e a economia. Premiamos os consumidores que prestigiam o varejo de Porto Alegre e Alvorada, e também o trabalho dos vendedores. Os prêmios são em vale-compras, que os ganhadores trocam nas lojas participantes. Então, somando os consumidores e os vendedores, em 2011 temos R$ 410 mil em premiação, que voltam para o mercado em vendas”, explica.

Para o diretor de Comunicação e Marketing da Entidade, Antonio Gomes, todo o conceito da promoção foi dirigido para aquecer as vendas no varejo. “Criamos um novo conceito, que foi premiado e já se consolidou no calendário da cidade. Com essa premiação, também fortalecemos a marca Sindilojas POA”, afrma. Segundo Paulo Kruse, vice-presidente do Sindicato, com a Vale Mais o Sindilojas Porto Alegre descobriu uma forma de incrementar as vendas em setembro. “A repercussão vem melhorando a cada ano, e o Top de Marketing é o reconhecimento deste acerto”, comemora.

Para Daniel Santoro, a campanha Vale Mais Comprar Aqui trata-se de uma ação muito bem direcionada para todo o segmento do varejo que precisa sempre ser ativado para potencializar a atratividade do consumo local. “Com criatividade e inovação, o Sindilojas POA desenvolveu uma promoção com o objetivo de atrair o cliente em épocas em que comportamentos sazonais geram necessidade de ativar as vendas, sem necessariamente valer-se da promoção com redução de preços. Focando na percepção de valor para o cliente e valendo-se de premiações que são objeto de desejo do consumidor, a promoção alcançou ampliação do fluxo e o consumo médio dos clientes nas lojas de Porto Alegre. Esse é o verdadeiro papel do marketing”, destaca.