Tranqueira no trânsito afeta 36% dos brasileiros

Mais de um terço dos brasileiros é refém dos congestionamentos diários, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o levantamento, os engarrafamentos…

Mais de um terço dos brasileiros é refém dos congestionamentos diários, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o levantamento, os engarrafamentos atingem 36,5% da população. Desse total, 20,5% ficam presos no trânsito mais de uma vez por dia, enquanto 16% enfrentam uma tranqueira por dia. Já aqueles que nunca ficam paradas são 31%.

De acordo com o levantamento, feito com 2.770 famílias em todo o país, as regiões onde as pessoas ficam mais tempo no congestionamento são o Sul (21,9%) e o Sudeste (21,6%).

O transporte público, principalmente o ônibus, é o meio de locomoção mais usado no país. No entanto, a qualidade do transporte público é ruim para 19,2% da população e muito ruim para 19,8%. O percentual de insatisfeitos, portanto, chega a 39%. Por outro lado, 26,1% veem o transporte público como bom e apenas 2,9% o consideram muito bom, em um total de 29%. Ele é regular para 31,3%.

Na Região Sul estão os mais satisfeitos com o transporte público: 44,9% o consideram bom ou muito bom e 23,5% o acham ruim ou muito ruim. O estudo aponta que, quanto mais escolarizada é a pessoa, mais crítica ela se torna em relação ao transporte público. Ele é bom ou muito bom para 34,9% das pessoas com até a 4ª série do Ensino Fundamental – 22,5% o acham ruim ou muito ruim. Já para quem tem Ensino Superior incompleto, completo ou pós-graduação, 20,1% o consideram bom ou muito bom e 36,9% o acham ruim ou muito ruim.

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais