Três métodos para incentivar funcionários

Estimular funcionários a descobrir seus pontos fortes e a trabalhar em equipe despertam a motivação, é essencial para a entrega de resultados

Muitos gestores gostariam de entender quais fatores contribuem para o despertar da motivação de seus funcionários, já que não é segredo que a motivação está diretamente relacionada à performance. O professor da Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA) Dan Ariely, reconhecido mundialmente como estudioso de economia comportalmental dá três dicas para ajudar gerentes a motivar seus funcionários.

Estimule os funcionários a encontrar seus pontos fortes

Os funcionários devem ser encorajados pelos seus gestores a descobrir e/ ou desenvolver seus pontos fortes para terem motivação. Hoje em dia, os trabalhadores, especialmente aqueles da Geração Y, precisam sentir que são parte de um ambiente de trabalho que os desfia e os inspira profissionalmente e que os permite aprender, crescer e encontrar um senso de propósito.

Foco na criatividade

Os gestores devem considerar o poder da criatividade como um gatiho para a motivação de seus funcionários e consequentemente progresso em suas performances. Algumas empresas usam games que envolvem os usuários e promovem a resolução de problemas para despertar a criatividade e assim estimular tanto o empenho quanto o desempenho. A plataforma GamEffective, por exemplo, costuma ajudar a recuperar a emoção e a enimação perdidas no ambiente de trabalho. A plataforma combina regras e elementos com os objetivos de performance das empresas, e ajuda funcionários e gerentes a transformar seu desempenho por meio da conscientização, do engajamento e do feedback – que é feito em tempo real – .

Trabalhar como uma equipe

Os funcionários também têm a necessidade de sentir que fazem parte de um todo, parte de um time. Ariely cita o exemplo de trabalhadores que preferem trabalhar com salários menores a ver alguns colegas sendo demitidos. Além disso, a ideia de conceder bônus às equipes pode ser um meio eficaz de incentivar um comportamento mais positivo de todos os seus membros.

Gestores que querem ser bem sucedidos precisam entender o que realmente pode ser objeto de motivação de sua equipe e como é possível aumentar os níveis de inspiração e engajamento de todos os funcionários.

Fonte: Economia – iG