Três métodos para incentivar funcionários

Estimular funcionários a descobrir seus pontos fortes e a trabalhar em equipe despertam a motivação, é essencial para a entrega de resultados

Muitos gestores gostariam de entender quais fatores contribuem para o despertar da motivação de seus funcionários, já que não é segredo que a motivação está diretamente relacionada à performance. O professor da Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA) Dan Ariely, reconhecido mundialmente como estudioso de economia comportalmental dá três dicas para ajudar gerentes a motivar seus funcionários. 

Estimule os funcionários a encontrar seus pontos fortes

Os funcionários devem ser encorajados pelos seus gestores a descobrir e/ ou desenvolver seus pontos fortes para terem motivação. Hoje em dia, os trabalhadores, especialmente aqueles da Geração Y, precisam sentir que são parte de um ambiente de trabalho que os desfia e os inspira profissionalmente e que os permite aprender, crescer e encontrar um senso de propósito.

Foco na criatividade

Os gestores devem considerar o poder da criatividade como um gatiho para a motivação de seus funcionários e consequentemente progresso em suas performances. Algumas empresas usam games que envolvem os usuários e promovem a resolução de problemas para despertar a criatividade e assim estimular tanto o empenho quanto o desempenho. A plataforma GamEffective, por exemplo, costuma ajudar a recuperar a emoção e a enimação perdidas no ambiente de trabalho. A plataforma combina regras e elementos com os objetivos de performance das empresas, e ajuda funcionários e gerentes a transformar seu desempenho por meio da conscientização, do engajamento e do feedback – que é feito em tempo real – .

Trabalhar como uma equipe 

Os funcionários também têm a necessidade de sentir que fazem parte de um todo, parte de um time. Ariely cita o exemplo de trabalhadores que preferem trabalhar com salários menores a ver alguns colegas sendo demitidos. Além disso, a ideia de conceder bônus às equipes pode ser um meio eficaz de incentivar um comportamento mais positivo de todos os seus membros.

Gestores que querem ser bem sucedidos precisam entender o que realmente pode ser objeto de motivação de sua equipe e como é possível aumentar os níveis de inspiração e engajamento de todos os funcionários. 

Fonte: Economia – iG

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Vice-Presidente de Entidade, Carlos Klein, prestigia formatura do Moda Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Natal da Azenha conta com patrocínio máster do Sindilojas Porto Alegre

    Veja mais
    AssessoriaNoticias

    Programa de qualificação profissional é lançado pela Prefeitura da Capital

    Veja mais
    Noticias

    Calendário para pagamento do IPTU é liberado

    Veja mais