Turistas de etiqueta

Um dos países que virão a Porto Alegre durante o evento mais aguardado da década é a França.

O time francês jogará uma partida contra Honduras na primeira fase da competição no Estádio Beira-Rio. Algumas características da cultura francesa são peculiares e estão ligadas ao modo de consumo, como no quesito compra por impulso, que está relacionada com o lazer, atividades culturais e presentes.

De acordo com o Consulado Honorário da França, a qualidade dos produtos é um aspecto muito valorizado por esses turistas, principalmente pela parcela da população que tem condições de vir para a Copa do Mundo. No entanto, esse conceito é entendido não apenas por meio de aspectos como durabilidade ou acabamento de produtos, mas como consumo consciente e identificação dos consumidores com a cultura da marca. O produto deve conter valores que são considerados importantes pelos franceses, como:
• modo de produção adequado
• uso de mão de obra sustentável
• recursos especializados
• valor emocional

Os produtos ecologicamente sustentáveis e orgânicos ou que têm tradição no mercado brasileiro são os que mais chamam a atenção dos turistas advindos da França. Além disso, como eles têm mercado de luxo com grande tradição e importância na economia local, a exclusividade pode ser um fator a ser explorado pelos lojistas de Porto Alegre.

Uma das formas de se preparar para o contato
com os franceses é não esquecer nunca de agir com cortesia e etiqueta, quesitos muito prezados. Saber algumas palavras em francês pode ser um apelo interessante, mas para quem não conhece a língua é importante destacar que os franceses estão mais familiarizados com o idioma espanhol do que com o inglês.