Twitter aponta desejos de Natal

O monitoramento de mensagens no Twitter levou a consultoria em mídias sociais e.Life a concluir que livros, ingressos e CDs são os produtos mais desejados pelos consumidores brasileiros neste final de ano. A descoberta foi possível pelo acompanhamento, de agosto a novembro, de tuítes que continham “quero comprar” na frase.

Arma poderosa para ajudar a compreender as aspirações de consumo, o Twitter também confirmou o aumento das intenções de aquisição com a proximidade do Natal. Em agosto, foram 15.387 frases que indicavam a intenção de compra. No dado mais recente, de novembro, o número de mensagens alcançou 20.795, o equivalente a um crescimento de 35% no período.

Além dos três itens mais citados, o monitoramento revelou que, entre a infinidade de opções, sete produtos foram os mais mencionados, atingindo na soma 19% das referências. Roupas, DVD, celular e camiseta completam a lista. Apontando tendências, a ferramenta detectou que, nos tuítes sobre celular, foi verificado o interesse em contratar planos de internet e em comprar aparelhos com dois chips e capacidade maior de armazenamento.

– A partir da curva de menções, ela (a empresa) pode prever ou esperar um incremento da curva da demanda. Nem todo mundo está falando, mas quem está representa intenções inclusive de pessoas que não falaram – destaca Alessandro Barbosa Lima, presidente da e.Life.

Para Lima, as empresas ainda estão muito focadas no uso do Twitter para monitorar o pós-compra. – Em vez de identificar quem teria necessidade de um produto, as empresas ficam só monitorando “#fail’, que é falha, junto com o nome da empresa. O marketing não é para apagar incêndio – diz Martha Gabriel, consultora em marketing digital.