Universo Casuo – Especial de Natal, atração do Brilha Porto Alegre 2015, é a matéria de capa da Conexão Varejo

A Conexão Varejo de novembro traz na capa uma matéria completa sobre o espetáculo Universo Casuo – Especial de Natal, principal atração do Brilha Porto Alegre 2015. O projeto é realizado pelo Sindilojas Porto Alegre em parceria com a CDL Porto Alegre e Sindha, com o apoio institucional da Prefeitura da Capital, apoio do Shopping TOTAL e promoção do Grupo RBS. O objetivo é estimular as pessoas a decorarem suas casas e estabelecimentos para o Natal, tornando a cidade mais iluminada e o comércio mais festivo. Atrações como a chegada do Papai Noel pela chaminé do Shopping TOTAL e a iluminação do Parque Moinhos de Evento estão na agenda do evento. A companhia circense Universo Casuo vem a Porto Alegre pela primeira vez para apresentar o espetáculo “Especial de Natal”, que promete emocionar a todos no Auditório Araújo Vianna entre os dias 17 e 19 de dezembro. O grupo existe há 7 anos e é composto por ex-integrantes do Cirque Du Soleil. Marcus Casuo, criador da companhia, a define como uma oportunidade de sonhar de olhos fechados. “O Universo Casuo foi criado para fortalecer a magia no Natal e a nossa preocupação é montar um universo único com excelência em todos os sentidos para que o show ficar gravado na memória das pessoas”.

O consumidor hoje é atingido por muitas marcas que disputam a sua atenção com diversas abordagens, mas para se destacar é preciso se diferenciar da maioria. É essencial conhecer o seu público para que ele se identifique com o seu estilo, discurso e posicionamento e tenha orgulho em compartilhar e defender a sua mensagem. Na reportagem especial da Conexão Varejo de novembro, são apontadas as diferenças entre compradores, que visam apenas a transação e pensam mais no peço do que no valor, e clientes, que se relacionam por confiança, se envolvem e indicam a marca. A proprietária da loja Pra Nenê, no shopping Praia de Belas, Aline Namba Ribeiro, comenta que apoiar uma causa que tenha a ver com a loja reforçamos a reputação da empresa para a sociedade. “Os empresários precisam se conscientizar da diferença que a sua iniciativa pode gerar na vida de alguém. Não precisa ser algo grande, desde que seja sério e eficaz”, afirma a lojista. A matéria ainda traz dicas de como conquistar os clientes, transformando quem passou ocasionalmente na loja para comprar em frequentador assíduo.

O CEO da agência digital New Vegas, Ian Black é o entrevistado da editoria Personalidade. O blogueiro de 37 anos já coleciona dois troféus do Festival de Publicidade de Cannes e atua há mais de uma década no mercado de social media. Na entrevista, ele traz dicas e salienta aspectos que devem ser levados em consideração na hora de uma companhia entrar nas redes sociais. Segundo o empresário, um pequeno ou médio lojista deve enxergar as mídias sociais como um meio para alcançar seu público-alvo e gerar resultados. Contudo, é preciso saber como utilizar esses recursos corretamente. “Não é importante ter uma página da loja. O importante é ter uma estratégia consolidada para gerar negócios através do meio digital”, pondera.

Na editoria Case do varejo, conheça a história da gaúcha BelShop. A empresa, que comemora 15 anos com 17 unidades distribuídas em Porto Alegre, Gravataí, Viamão e Cachoeirinha, é especializada em produtos cosméticos. O objetivo da loja é oferecer aos clientes uma experiência de compra completa. O modelo do negócio une a venda de seus produtos cosméticos com salão de beleza, o que permite aos clientes comprar e aplicar os produtos sem sair do local. Esse método de venda é resultado de pesquisa de mercado e da experiência do diretor da companhia, Renato Pereira. A última unidade inaugurada pela BelShop completa dois meses agora em novembro. A empresa espera seguir em ritmo de expansão e inaugurar, no mínimo, uma loja por ano. “Mantemos a ética, a qualidade e a inovação como nossos guias para crescermos e sermos reconhecidos no mercado em que atuamos”, afirma Renato.

Além disso, a editoria Em Foco dá continuidade à série de matérias sobre modelos de negócio para o varejo, abordando as características, vantagens e desafios de cada formato. Em novembro, o destaque é para as redes de cooperação. Micro e pequenos lojistas de um mesmo segmento podem se unir para conseguir vantagens em conjunto. A administração é feita de forma mista, ou seja, o lojista mantém sua autonomia administrativa e financeira sobre o ponto de venda, mas se adapta aos padrões visuais e operacionais do grupo.

Os exemplares da Conexão Varejo, do Sindilojas Porto Alegre, são distribuídos gratuitamente aos associados, demais lojistas representados pelo Sindicato, entidades empresariais e formadores de opinião. Além disso, todas as edições da publicação estão disponíveis para download em formato digital no site www.sindilojaspoa.com.br.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre