Uso de ponto eletrônico começa a valer

Adiada por cinco vezes ao longo de dois anos e meio, a nova regra para o uso do ponto eletrônico entrou em vigor ontem. A implementação da portaria que determina a emissão de um comprovante em papel toda vez…

Adiada por cinco vezes ao longo de dois anos e meio, a nova regra para o uso do ponto eletrônico entrou em vigor ontem. A implementação da portaria que determina a emissão de um comprovante em papel toda vez que o funcionário entra, sai ou faz intervalo será feita em três etapas (confira quadro ao lado).

Durante 90 dias, a fiscalização do Ministério do Trabalho vai autuar as empresas que não tiverem equipamentos, mas somente a partir da segunda visita. São obrigadas a instalar o novo relógio todas as empresas que já usam ponto eletrônico e têm mais de 10 empregados. Cerca de 400 mil se enquadram na nova regra.

Ainda há dúvidas sobre a viabilidade de aplicação da portaria. O presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow, considera que há espaço para que a medida seja revista:

– O comércio em si não está adequado. É um custo e um retrocesso tecnológico desnecessários.

Os adiamentos fizeram com que a corrida pelas máquinas diminuísse.

– Nas primeiras vezes em que a portaria esteve para entrar em vigor houve grande procura. Depois, foi caindo. Agora, mesmo em vigor, acreditamos que as empresas só começarão a se mobilizar daqui a uma ou duas semanas. Para a lei pegar, vai depender da fiscalização – estima Peter Elbling, diretor de operações da Digicon, empresa que produz relógios eletrônicos.

A justificativa do governo federal para a adoção do novo sistema é evitar fraudes na marcação da jornada.

A concessionária Simpala, com 300 funcionários, substituiu os relógios eletrônicos há um ano. Mesmo com duas máquinas na filial, há filas no início e no fim do expediente.

– É para ser um controle para o funcionário, mas a maioria não guarda o papel. E por mais moderno que seja o aparelho, não há como manter a agilidade que se tinha antes – relata o supervisor de RH Carlos Justin.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais
    Noticias

    Transforme talento em marca de sucesso

    Veja mais
    Noticias

    Campanha de incentivo ao comércio local para reerguer Porto Alegre tem apoio do S...

    Veja mais