Vá e vença! Dicas de Paulo Storani

O ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro Paulo – BOPE, Paulo Storani, 49 anos, adapta conceitos aprendidos na elite da polícia carioca à realidade corporativa. Na palestra Construindo Uma Tropa de Elite, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre no dia 18 de outubro, deixou algumas dicas para os empresários porto-alegrenses, confira:

“O mundo corporativo seleciona bem e espera que as pessoas já venham capacitadas. O que observo é que as pessoas são preparadas para uma dimensão que não é a realidade, e quando o cenário muda, elas entram em colapso”, afirma.

Ao explicar o jargão “missão dada é missão cumprida”, Storani fala que é preciso ter determinação e fazer sacrifícios para alcançar objetivos. Também cita que não é quem manda executar uma tarefa que determina se ela será ou não uma missão, mas sim quem a recebe.

“Às vezes, ficamos esperando que alguém nos ache bonitos, competentes e capazes, mas não fazemos o mínimo de esforço para alcançar isso. O sacrifício é o que caracteriza a missão. E a missão quem define é quem a recebe”, ressalta ex-capitão.

Abaixo algumas dicas de Paulo Storani, conhecidas como “Mandamentos dos Caveiras”:
– Aprenda sempre;
– Reconheça sua missão;
– Faça sempre o melhor;
– Você é o líder de você mesmo;
– Você nunca está sozinho. Tem sua família e sua equipe. Valorize isto e lute por eles.

Paulo Storani foi um dos inspiradores do personagem capitão Nascimento, e trabalhou como consultor na realização dos filmes Tropa de Elite I e II. É mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor universitário.

Confira abaixo a entrevista em vídeo e a galeria de fotos da palestra Construindo uma Tropa de Elite, com Paulo Storani.