Vamos falar sobre seleção interna

Com uma nova visão sobre o mercado de trabalho, a seleção interna se tornou uma das ferramentas mais estimulantes de retenção de talentos e uma forma fantástica de renovar uma empresa mesmo com peças vistas como mais antigas, dando um novo brilho e revitalizando ânimos

Veja alguns simples motivos que fazem da seleção interna um método muito especial e revitalizante em qualquer empresa:

Reconhecimento – ao abrir uma contratação interna, a empresa decide confiar em sua equipe e procurar alguém que tenha se preparado para determinada função entre os seus colaboradores e escolhe um dentre os seus.

Motivação – a empresa motiva enormemente todos os colaboradores, ao mostrar que todos igualmente têm chance de crescer dentro da empresa, desde que sempre motivados e preparados para os cargos oferecidos.

Economia de dinheiro – o custo de uma contratação interna é infinitamente menor do que uma contratação externa. Não é preciso fazer novamente treinamentos e integrações básicos na empresa, não se perdem dias apresentando tarefas básicas, e a motivação do contratado contagiará vários outros colaboradores na empresa, aumentando a produtividade.

Economia de tempo – uma contratação interna tem um tempo muito menor que uma contratação externa, pois os candidatos não precisam passar por algumas dinâmicas para conhecer mais seu perfil, visto que é conhecido e geralmente recomendado pelo seu superior ou pares, além da marcação de entrevista ser mais rápida.

Também não é preciso uma fase de burocracias para contratação, pois bastará escrever a promoção na carteira e iniciar o novo cargo no mesmo dia.

Fator social – o impacto que a empresa causa na vida de seu funcionário, dando a ele uma oportunidade única em sua carreira, faz com que o mesmo se sinta mais respeitado, aumente sua estima, e o faz ser mais respeitado entre os seus familiares, e com isso, ele acaba por ser um exemplo aos seus filhos e um orgulho para seus pais e esposa ou esposo.

Estes itens são sem dúvida alguma, as principais e mais importantes vantagens de uma contratação interna, e obviamente possuem algumas desvantagens como o fato de manter sempre uma mentalidade já estabelecida na empresa, diferente do chamado “sangue novo”, mas isso se resolve rapidamente com injeções de ideias e treinamentos auxiliados pelo RH da empresa.

Sendo assim, valorize este novo formato e tenho certeza que terá muitas surpresas agradáveis.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais