Vamos falar sobre seleção interna

Com uma nova visão sobre o mercado de trabalho, a seleção interna se tornou uma das ferramentas mais estimulantes de retenção de talentos e uma forma fantástica de renovar uma empresa mesmo com peças vistas como mais antigas, dando um novo brilho e revitalizando ânimos

Veja alguns simples motivos que fazem da seleção interna um método muito especial e revitalizante em qualquer empresa:

Reconhecimento – ao abrir uma contratação interna, a empresa decide confiar em sua equipe e procurar alguém que tenha se preparado para determinada função entre os seus colaboradores e escolhe um dentre os seus.

Motivação – a empresa motiva enormemente todos os colaboradores, ao mostrar que todos igualmente têm chance de crescer dentro da empresa, desde que sempre motivados e preparados para os cargos oferecidos.

Economia de dinheiro – o custo de uma contratação interna é infinitamente menor do que uma contratação externa. Não é preciso fazer novamente treinamentos e integrações básicos na empresa, não se perdem dias apresentando tarefas básicas, e a motivação do contratado contagiará vários outros colaboradores na empresa, aumentando a produtividade.

Economia de tempo – uma contratação interna tem um tempo muito menor que uma contratação externa, pois os candidatos não precisam passar por algumas dinâmicas para conhecer mais seu perfil, visto que é conhecido e geralmente recomendado pelo seu superior ou pares, além da marcação de entrevista ser mais rápida.

Também não é preciso uma fase de burocracias para contratação, pois bastará escrever a promoção na carteira e iniciar o novo cargo no mesmo dia.

Fator social – o impacto que a empresa causa na vida de seu funcionário, dando a ele uma oportunidade única em sua carreira, faz com que o mesmo se sinta mais respeitado, aumente sua estima, e o faz ser mais respeitado entre os seus familiares, e com isso, ele acaba por ser um exemplo aos seus filhos e um orgulho para seus pais e esposa ou esposo.

Estes itens são sem dúvida alguma, as principais e mais importantes vantagens de uma contratação interna, e obviamente possuem algumas desvantagens como o fato de manter sempre uma mentalidade já estabelecida na empresa, diferente do chamado “sangue novo”, mas isso se resolve rapidamente com injeções de ideias e treinamentos auxiliados pelo RH da empresa.

Sendo assim, valorize este novo formato e tenho certeza que terá muitas surpresas agradáveis.