Varejo: como não deixar o Black Friday virar Black Fraude?

Mais que um “produto” da cultura norte-americana, importado ao Brasil nos últimos anos, a Black Friday é uma ação de vendas anual com grandes descontos, que ocorre sempre após o Dia de Ação de Graças nos…

Mais que um “produto” da cultura norte-americana, importado ao Brasil nos últimos anos, a Black Friday é uma ação de vendas anual com grandes descontos, que ocorre sempre após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, que é a quarta quinta-feira do mês de novembro.

A ação é muito popular em terras de Tio Sam, e de fato muito rentável ao varejo. Devido a isto, tem se expandido para outros países, tais como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Brasil.

No entanto, no Brasil, a credibilidade da ação de vendas não tem sido das melhores, uma vez que a percepção dos consumidores brasileiros é de que os preços são majorados pelo varejo, tanto físico quanto virtual, antes de anunciarem as promoções e descontos no dia da Black Friday. Desta forma, já ficou famosa a frase: “tudo pela metade do dobro”.

Buscando desconstruir esta imagem negativa, dia 5 de novembro houve um encontro que reuniu 112 varejistas do
setor on-line para lançamento de uma campanha com o objetivo de dar credibilidade à ação de vendas, chamada “Black Friday Legal 2014”.

A intenção é auxiliar o consumidor brasileiro no momento de decisão das compras on-line, onde todos os varejistas que assinarem o compromisso de manter as boas práticas do comércio eletrônico neste dia da ação promocional de vendas terão estampadas em seus sites o selo homônimo ao nome da campanha.

Com isso, o varejo on-line brasileiro, onde 66,5% dos consumidores pretendem realizar suas compras no tão aguardado dia, conforme pesquisa realizada pelo site Zoom, busca conquistar grande parcela da projeção de vendas para a data, no valor de R$ 1,2 bilhão que representa um crescimento de 56% relativo ao ano de 2013.

Ao que parece, no Brasil, a grande “vedete” da Black Friday ainda é o comércio eletrônico, uma vez que a mesma pesquisa realizada pelo site Zoom diz que apenas
1,5% dos entrevistados pretendem realizar suas compras apenas em lojas físicas.

Penso que esta alta adesão dos consumidores às compras on-line não deixa de ser uma grande oportunidade ao varejo tradicional (lojas físicas) para atuar de forma diferente e inovadora na busca de atrair estes consumidores e alavancar suas vendas nesta data – que parece já ter ganho os corações e os bolsos dos brasileiros.

A pesquisa do site Zoom também diz que 41% dos entrevistados não acreditam que os descontos aplicados são verdadeiros, e como a grande maioria das compras são realizadas virtualmente, está aí a oportunidade de construir uma comunicação nas lojas físicas, dirigindo exatamente para essa falha na credibilidade.

As lojas físicas devem ser criativas em sua comunicação, demonstrando a seus clientes as reais vantagens promocionais. Deixarem claro que os preços não foram majorados, demonstrando de forma bem didática os descontos, comparando com a média de preços de períodos anteriores.

Prepararem a equipe de vendas das lojas para explicar detalhadamente os benefícios oferecidos aos consumidores. Em uma ação promocional como esta, é fundamental haver muito cuidado e critério na comunicação, a fim de potencializar os resultados e garantir credibilidade a seus clientes.

Por fim, como cada vez mais temos importado práticas do comércio norte-americano, por que não fazê-lo de forma correta e aproveitar todas as vantagens que a Black Fridaypode trazer aos resultados de um ano que não tem sido nada fácil?

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