Varejo é o setor que mais emprega no País

Segundo IBGE, setor gera 9,2 milhões de vagas, ou 19,1% da força de trabalho

Números divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2013 mostram que o varejo…

Segundo IBGE, setor gera 9,2 milhões de vagas, ou 19,1% da força de trabalho

Números divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2013 mostram que o varejo soma 9,2 milhões de pessoas empregadas, ou 19,1% da força de trabalho total do País. De acordo com o Cadastro Central de Empresas (Cempre), mais de 40% das empresas brasileiras desempenham atividades no comércio.

Apesar de empregar mais, o setor paga menos que outras atividades aos trabalhadores. De acordo com o IBGE, em salários e outras remunerações os empregados ganharam, em média, R$ 1.385,81 por mês, bem abaixo da média total de R$ 2.127,73. Por outro lado, houve alta de 22,2% nos salários do comércio entre 2008 e 2013, bem acima da média de 14,2%.

Embora impressione, o número de 9,2 milhões de empregos gerados pelo comércio representa uma queda de 1 milhão de vagas em relação à Pesquisa Anual do Comércio (PAC) do IBGE relativa a 2012, publicada no final do ano passado. Segundo a PAC, os segmentos que mais empregaram no varejo foram tecidos, vestuário e calçados (1,3 milhão de pessoas, correspondente a 18% do total) e produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,2 milhão de pessoas, ou 16%).

Veja também

    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais