Varejo é o setor que mais emprega no País

Segundo IBGE, setor gera 9,2 milhões de vagas, ou 19,1% da força de trabalho

Números divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2013 mostram que o varejo…

Segundo IBGE, setor gera 9,2 milhões de vagas, ou 19,1% da força de trabalho

Números divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2013 mostram que o varejo soma 9,2 milhões de pessoas empregadas, ou 19,1% da força de trabalho total do País. De acordo com o Cadastro Central de Empresas (Cempre), mais de 40% das empresas brasileiras desempenham atividades no comércio.

Apesar de empregar mais, o setor paga menos que outras atividades aos trabalhadores. De acordo com o IBGE, em salários e outras remunerações os empregados ganharam, em média, R$ 1.385,81 por mês, bem abaixo da média total de R$ 2.127,73. Por outro lado, houve alta de 22,2% nos salários do comércio entre 2008 e 2013, bem acima da média de 14,2%.

Embora impressione, o número de 9,2 milhões de empregos gerados pelo comércio representa uma queda de 1 milhão de vagas em relação à Pesquisa Anual do Comércio (PAC) do IBGE relativa a 2012, publicada no final do ano passado. Segundo a PAC, os segmentos que mais empregaram no varejo foram tecidos, vestuário e calçados (1,3 milhão de pessoas, correspondente a 18% do total) e produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,2 milhão de pessoas, ou 16%).

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais