Varejo e sustentabilidade

Sindilojas Porto Alegre alerta para a importância em desenvolver processos sustentáveis nos estabelecimentos.

Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos nós como cidadãos. Porém, cada vez mais…

Sindilojas Porto Alegre alerta para a importância em desenvolver processos sustentáveis nos estabelecimentos.

Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos nós como cidadãos. Porém, cada vez mais as empresas precisam ter consciência de seu papel no processo de preservação do planeta. Ações simples podem ser adotadas com facilidade nos estabelecimentos comerciais. “É viável aliar sustentabilidade com competitividade, sem perder o ritmo de crescimento ou baixar a produtividade. Ao contrário, o planeta agradece”, diz o presidente da Entidade, Ronaldo Sielichow.

Confira abaixo as dicas do Sindilojas Porto Alegre:

Energia

A manutenção dos fios e cabos de energia é de extrema importância e precisa ser feita com regularidade. Algumas ligações são inadequadas e provocam grande desperdício de energia. Outro fator importante é a escolha da lâmpada. Há vários tipos de produtos que economizam energia como as fluorescentes compactas e as que usam a tecnologia de LEDs.

Lixo eletrônico

Responsabilize-se pelo destino do aparelho que você não usará mais. Se for impossível reutilizar seus equipamentos, garanta que a sucata eletrônica será reciclada adequadamente, doando seus resíduos preferencialmente para instituições e cooperativas de reciclagem capacitadas.

Lixo seco

Separar o lixo é fundamental, pois essa atitude possibilita a reciclagem de materiais, evita a degradação do meio ambiente, auxilia o fortalecimento econômico de cooperativas de reciclagem e contribui para o aumento de vida útil dos aterros sanitários.

Consumo Consciente

Diminua a utilização de materiais descartáveis como copos plásticos, garrafas e sacolas. Reaproveitamento de papeis, diminuição de envio de correspondências pelo correio e uso de produtos de limpeza biodegradáveis também são boas práticas.

Embalagem

Ofereça ao cliente embalagens ecológicas, pois reduzem o desperdício de matéria-prima. Além disso, esse tipo de sistema costuma ser mais barato para o estabelecimento. Um bom exemplo são os bioplásticos, produtos feitos em geral de sobras da agricultura para o uso de sacolas.

Passe adiante

O cliente valoriza a loja que possui atitudes sustentáveis. Portanto, envolva colaboradores e clientes no processo, divulgue, ensine, passe adiante o engajamento. Além de contribuir com o planeta, você coloca as boas atitudes na vitrine.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais