Varejo em Ação promove palestra sobre a Copa do Mundo

Ontem pela manhã, no Shopping Total, aconteceu a palestra “O Empreendedorismo na Copa do Mundo 2014”, promovida pelo projeto Varejo em Ação. Tatiane Alves, da Compassing – Conteúdo em Transformação, falou sobre marketing, vitrine, atendimento e deu dicas sobre como melhor preparar as equipes das lojas.

Durante o evento, foram abordadas diversas questões relacionadas ao atendimento dos viajantes que vêm para a cidade nos próximos meses. De acordo com Tatiane, os funcionários devem ser criativos para melhor atender os turistas nesta época. “Até usar o Google Tradutor é válido. Ter mapas da cidade e saber indicar os principais pontos turísticos ajuda o cliente de fora e é uma atitude simpática para facilitar a vida dele durante sua estadia”, diz.

O turista que virá para Porto Alegre deverá ter bom poder aquisitivo, mas não comprará objetos caros e sim lembranças. Pensar em mercadorias de preço acessível para atender a todos os públicos é fundamental e os produtos que devem se destacar são itens de artesanato, souvenires e de moda brasileira. A atenção com as estações também é importante, já que entre os meses da Copa, junho e julho, é verão no Hemisfério Norte. “Produtos tipo biquínis podem ser repostos nas lojas, pois são a cara do País”, destacou a palestrante.

A utilização da internet e das redes sociais deve ser considerada pelo lojista, já que os turistas que vêm a este tipo de evento costumam ser conectados. Deixar a rede wi-fi do estabelecimento aberta, para que o cliente possa fazer check-in em aplicativos como o Foursquare e Facebook, também é um atrativo. Neste caso, a empresa pode se adiantar e criar páginas oficiais, que ajudam na promoção da loja.

Outro tema desenvolvido na palestra são as especificações da organizadora da Copa, a FIFA (Federação Internacional de Futebol), que impõe uma série de normas e regras para a divulgação de campanhas e promoções durante os jogos no Brasil. Ao longo das partidas, que acontecerão entre 12/06 e 12/07, todos os estabelecimentos comerciais serão fiscalizados. Entre as normas que devem ser seguidas estão:

• Marcas do mundial não poderão ser utilizadas por ninguém, além dos patrocinadores, como por exemplo: FIFA WORLD CUP, MUNDIAL 2014, BRASIL 2014, CIDADE SEDE 2014 (EX. PORTO ALEGRE), WORLD CUP 2014, FULECO E COPA DO MUNDO;
• Combinações de cores de bandeira + ano + elementos de futebol (como bola ou taça) serão considerados uso indevido de marca;
• Produtos falsificados serão fiscalizados.

Atentar às proibições da organização do mundial não significa que o comércio não deva decorar suas vitrines para os clientes durante este período. “Não é preciso usar só as cores verde e amarelo, mas sim cores que remetam ao Brasil, como padrões coloridos, tropicais, com motivos de frutas, depende da inventividade do lojista nesse momento” afirmou Tatiane. Até mesmo as comemorações que acontecem nos meses da Copa, como o Dia dos Namorados e a Festa Junina, podem ter ligação estética com o mundial de clubes, com a utilização de corações com as cores da bandeira, por exemplo. A palestrante salientou ainda que é preciso pensar sempre no público alvo da loja, e que, para um evento longo como esse, é interessante mudar a ambientação da loja uma vez por semana, para que haja sempre novidades para quem passa pela frente do estabelecimento. Tatiane também nota que não se deve pensar somente no turista, pois o cliente habitual deve reconhecer a loja, mesmo que ela esteja ambientada com motivos da Copa ou com as cores de outros países.

O projeto Varejo em Ação é uma parceria entre Fecomércio-RS, Sindilojas Porto Alegre, Sebrae/RS e Shopping Total para o aperfeiçoamento do gerenciamento de micro negócios e incentivo de troca de experiências entre lojistas.