Varejo Experience: primeira edição do ano abordou VM e Vitrinismo

A primeira edição do ano do Varejo Experience reuniu profissionais do varejo para apresentar lojas que são referência para o mercado. O evento, que aconteceu nesta quarta-feira, 20, teve como tema Visual Merchandising e Vitrinismo e reuniu um grupo de 28 pessoas interessadas em ver na prática a operação de grandes marcas. A curadoria ficou por conta de Viviane Giron, proprietária da empresa Vintin.

A visita guiada começou pela loja Shoulder, de vestuário feminino. Para organizar todas as lojas do Brasil existe uma equipe especializada em VM responsável por dar as coordenadas para as equipes que atuam diretamente no ponto de venda. Toda a comunicação é feita através do cenário digital, principalmente por e-mail e Whats app. A gerente junto com a sua equipe é responsável por montar o ambiente conforme o manual que recebem periodicamente. Com um sistema rigoroso, as araras e manequins não podem ser alterados sem autorização.

Na sequência, o grupo conheceu a Lilica & Tigor, a maior rede de franquia infantil do Brasil. Como 135 lojas espalhadas pelo país, o local também segue um padrão nacional através de manuais enviados pela matriz.. Os estabelecimentos são divididos por lifestyle que já mostram uma proposta de traje completo para as crianças de 2 a 12 anos. Nas araras, além das roupas, os acessórios também ganham espaço. Os produtos, na maioria das vezes, ficam em uma altura acessível aos pequenos. Outra técnica usada para deixar o ambiente com um visual moderno é colocar peças intercaladas entre frontal e lateral.

O terceiro estabelecimento escolhido foi a Riachuelo Casa, que vende artigos de cama, banho e decoração. O ponto de venda é dividido por produtos no solo e produtos na parede. Nas paredes ficam os objetivos com valor agregado. Já as peças do solo são as responsáveis pelo maior faturamento da loja. O PDV é dividido por estilos, mas também são criadas estratégias baseadas em dados.

Depois, foi a vez de conhecer a Reserva, uma marca conhecida por ter com relacionamento forte com os clientes. Em um ambiente “clean”, somente 300 peças ficam expostas no salão de vendas. Em período de liquidação, que acontece poucas vezes no ano, os produtos que estão no estoque ficam disponíveis e a loja fica com muitas mercadorias visíveis. As peças clássicas ganham destaque junto às peças da coleção já que representam 20% do faturamento. Outro destaque da loja é o estoque integrado, que possibilita os clientes comprarem online e sem custo adicional uma peça que não esteja disponível no espaço físico.

A quinta loja foi a Insecta Shoes, que vende calçados e acessórios ecológicos. Com um ambiente pequeno, as paredes são brancas e há muitas folhagens para deixar o local neutro, visto que os produtos têm estampas marcantes. Além disso, a iluminação é toda direcionada para o produto, visando atrair a atenção dos visitantes. A marca também é criativa quando o assunto é venda adicional. Nas prateleiras os clientes encontram aromatizador com o cheiro da loja, cadarços, sacolas, entre outros utensílios.

Por fim, o grupo conheceu a Tea Shop, que foi criada em 1990, na Espanha. A empresa tem uma cartela de clientes exigentes, mas que não se importa em pagar mais para ter um produto de qualidade. A regra é proporcionar sempre uma experiência positiva e o estilo do ambiente faz parte desta estratégia. Todos os franqueados seguem a mesma linha, independentemente da região.

VAREJO EXPERIENCE ESPECIAL FBV

As inscrições para o próximo Varejo Experience já estão abertas. O evento fará parte da programação da Feira Brasileira do Varejo e é aberto ao público. Clique aqui para mais informações. Abaixo confira o vídeo da edição de 2018: