Varejo Experience: uma verdadeira imersão ao comércio da Capital

Nesta terça-feira (07), um grupo de 20 lojistas embarcou em uma tarde de aprendizado no varejo de Porto Alegre. A última edição do ano do Varejo Experience proporcionou novos conhecimentos para os empresários que visitaram marcas que se preocupam em proporcionar experiência de compra aos clientes. A consultora Tati Alves foi a responsável por montar o roteiro e guiar os participantes durante a passagem pelas empresas Área 51, PP Acessórios, Coletivo 828, Lojas Pompéia e Mood Cafeteria.

Em cada local visitado foi um exercício diferente. A Área 51 é um espaço criativo para pessoas empreendedoras. Atualmente, o local está com todos os setores ocupados e é um dos coworkings mais concorridos da cidade por profissionais que querem abrir um novo negócio. O segundo destino foi a PP Acessórios, uma loja que usa o couro excedente da indústria calçadista para criar peças exclusivas para os clientes, além de deixar a matéria-prima exposta no estabelecimento.

E o Coletivo 828 é a prova que todos podem empreender. O local é resultado da união de marcas autorais que acreditam na sustentabilidade ambiental, social e econômica através de uma gestão horizontal onde todos são responsáveis por tudo aquilo que produzem e consomem. Além disso, é possível acompanhar o processo criativo de alguns estilistas através de um atelier que fica localizado nas dependências da loja.

A penúltima visita foi na nova loja conceito da Pompéia. A Donna Beauty Pompéia é um espaço diferenciado, pensado para atingir novos públicos. O ambiente tem uma proposta inovadora, que mais do que vender, tem o objetivo de proporcionar conhecimento e novas formas de consumo.

E para encerrar o Varejo Experience, a turma conheceu a MOOD Cafeteria. Na entrada, no momento de acessar o ambiente, todos os participantes foram vendados para uma degustação às cegas. A prática teve como objetivo mostrar que cada cliente tem uma necessidade diferente, e que é preciso usar uma comunicação clara para os consumidores entenderem e valorizarem os produtos.

“Excelente escolha dos locais para serem visitados. O grupo menor ajuda na troca de experiências entre os participantes e o melhor aproveitamento das visitas.” Catiane Gomes, participante do Varejo Experience

Participe das próximas edições

O Varejo Experience é uma iniciativa para qualificar os lojistas que buscam inspiração para inovar no seu negócio. Na prática é possível ver o que as marcas de sucesso estão fazendo de diferente no mercado. Os interessados nas próximas edições podem reservar a sua vaga enviando um e-mail para relacionamento@sindilojaspoa.com.br