Varejo gaúcho alcança maior patamar histórico de vendas em setembro
O bom resultado no Estado impacta positivamente na capital
O comércio varejista no Rio Grande do Sul obteve crescimento de 0,9% em setembro de 2024 na comparação com agosto, de acordo com dados ajustados sazonalmente. O resultado representa uma recuperação da queda de 0,6% registrada no mês anterior e marca o maior nível da série histórica da pesquisa no Estado, ultrapassando o pico anterior, alcançado em julho deste ano.
O desempenho positivo do varejo gaúcho acompanha uma tendência nacional, com o setor crescendo 0,5% no país e 21 unidades da federação apresentando elevação no volume de vendas. Em relação a setembro de 2023, o crescimento foi de 5,8% no Estado, impulsionado principalmente por setores como artigos farmacêuticos e de perfumaria (15,2%), informática e material de escritório (14,3%), vestuário e calçados (7,8%) e hipermercados e supermercados (5,8%).
Esses resultados destacam a força do setor no RS, que continua em ascensão e refletindo uma retomada da demanda, especialmente em segmentos essenciais. A expectativa é de que o desempenho do varejo se mantenha positivo no curto prazo, beneficiando a economia local e sinalizando a recuperação do setor no pós-tragédia.