Veja maneiras de ajudar funcionários remotos a crescer com a sua empresa

Saiba como uma equipe engajada, focada e conectada pode ajudar a estimular seu negócio e aprenda a manter seus funcionários motivados

Funcionários remotos são uma tendência nos negócios hoje em dia, mas manter equipes com profissionais como esses torna ainda mais complexo um problema antigo: manter o grupo satisfeito e produtivo. Como você mantém seus funcionários remotos engajados? E ainda mais importante, como você ajuda seus funcionários a crescerem junto com a empresa? Veja algumas dicas:

1. Contrate as pessoas certas

Invista em montar equipes formadas por pessoas talentosas. É muito importante que você contrate pesssoas que estejam muito bem alinhadas com as metas da empresa. Por isso, durante o processo seletivo, tente determinar quais funcionários trabalham bem em grupo, são bons em liderança e se encaixam na cultura da empresa. Geralmente, os candidatos apreciam a dedicação das empresas em determinar durante o processo seletivo se a contratação será um bom negócio para as duas partes, para a empresa e para o futuro funcionário.

Depois de fazer suas apostas, é hora de preparar sua nova equipe. Responda qualquer dúvida que seus novos funcionários tiverem e certifique-se de que sua nova equipe compreendeu quais são as tarefas que terão que desempenhar. Em seguida, auxilie seus funcionários a desenvolver um plano de carreira de longo prazo e verifique com regularidade se eles continuam motivados.

2. Fortaleça a cultura da sua empresa

Contratar as pessoas certas não tem importância alguma se sua empresa não tiver uma cultura positiva. Comunicação é um dos valores mais críticos da cultura de uma empresa. Em uma organização que cresce rápido e conta com funcionários remotos, os membros da equipe precisam manter-se informados e atualizados sobre a empresa e os projetos em andamento. Comunicação por chat, telefone e e-mails pode ajudar a manter todos alinhados.

Além disso, é importante que os membros da sua equipe construam relações duradouras. Para isso, organize eventos coletivos para que seus funcionários possam se conhecer e se relacionar. Esse tipo de iniciativa reforça o espírito de coletividade.

3. Atenda às necessidades específicas de seus funcionários remotos

Se você quer que seus funcionários remotos cresçam junto com a sua empresa, você precisa apoiá-los, ou seja, identificar as necessidas individuais de cada um e tentar atendê-las. Você pode, por exemplo, dar um subsídio para que eles possam comprar itens eletrônicos e materiais de escritório e usar em despesas em coworking. Qualquer dinheiro usado para melhorar as experiências dos funcionários no trabalho é um dinheiro bem gasto, é um investimento. Espaços de coworking, em particular, podem ajudar os funcionários remotos a não se sentirem isolados.

Lembra da importância de promover encontros mensais com os funcionários? Eles ajudam a manter a comunicação entre todos os membros da equipe. Após cada reunião, entregue uma pesquisa de feedback para os funcionários para que eles possam compartilhar seus pensamentos, ideias e críticas. Isso ajuda os funcionários remotos a sentirem que são vistos e ouvidos, e que não foram esquecidos.

Talvez você não acerte na estratégia ideal para desenvolver o talento dos seus funcionários remotos logo de cara, então esteja preparado para revisar seus métodos até achar uma tática que funcione bem com a sua equipe. Quando identificá-la, a cultura e as políticas da sua empresa devem manter seus funcionários motivados e dispostos a trabalhar duro para fazer o negócio crescer.

Fonte: Economia – iG