Venda de celulares cai e smartphones cresce

NÚMEROS DO TERCEIRO TRIMESTRE MOSTRAM UM AMADURECIMENTO DO MERCADO

As vendas mundiais de telefones celulares fecharam o terceiro trimestre deste ano em 428 milhões de unidades. O volume representa uma redução de 3,1% na comparação com o mesmo período de 2011. Já as vendas de smartphones cresceram 46,9% no período, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Gartner.

No terceiro trimestre do ano foram vendidos 169,2 milhões de smartphones. O mercado é dominado pela Apple e pela Samsung. Juntas, as duas empresas detém 46,5% do mercado de smartphones.

No ranking geral dos fabricantes, que inclui celulares e smartphones, a Samsung se mantém na liderança, como mostra a tabela aí ao lado. A coreana vendeu 98 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2012, um aumento de 18,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento se deve muito ao sucesso da linha Galaxy, presente em diferentes faixas de preço. A Nokia aparece em segundo, seguida pela Apple e a ZTE.

Até o final do ano, os analistas não esperam um grande aumento nas vendas de telefones celulares. Pelo contrário, a expectativa é que as vendas de Natal fiquem abaixo da média de anos anteriores, com os consumidores mais cautelosos com seus gastos ou buscando outros gadgets como tablets para dar de presente.