Venda de celulares cai e smartphones cresce

NÚMEROS DO TERCEIRO TRIMESTRE MOSTRAM UM AMADURECIMENTO DO MERCADO

As vendas mundiais de telefones celulares fecharam o terceiro trimestre deste ano em 428 milhões de unidades. O volume representa uma redução de 3,1% na comparação com o mesmo período de 2011. Já as vendas de smartphones cresceram 46,9% no período, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Gartner.

No terceiro trimestre do ano foram vendidos 169,2 milhões de smartphones. O mercado é dominado pela Apple e pela Samsung. Juntas, as duas empresas detém 46,5% do mercado de smartphones.

No ranking geral dos fabricantes, que inclui celulares e smartphones, a Samsung se mantém na liderança, como mostra a tabela aí ao lado. A coreana vendeu 98 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2012, um aumento de 18,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento se deve muito ao sucesso da linha Galaxy, presente em diferentes faixas de preço. A Nokia aparece em segundo, seguida pela Apple e a ZTE.

Até o final do ano, os analistas não esperam um grande aumento nas vendas de telefones celulares. Pelo contrário, a expectativa é que as vendas de Natal fiquem abaixo da média de anos anteriores, com os consumidores mais cautelosos com seus gastos ou buscando outros gadgets como tablets para dar de presente.

Veja também

    Noticias

    Cultura organizacional é foco do debate no Varejo Movimento

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA participa da abertura de Feira da Acomac

    Veja mais
    Noticias

    Comércio Solidário: Sindilojas Poa é parceiro da Fecomércio-RS

    Veja mais
    Noticias

    O público 60+ consome e precisa ser melhor atendido

    Veja mais