Venda de fantasias agita o comércio

A procura por fantasias e adereços de Carnaval aumenta a poucos dias do início da festa popular. Ainda que estejam expostas na vitrina há um bom tempo, a expectativa dos vendedores é que mais da metade do estoque seja vendido na sexta-feira e no sábado.

Na rua Senhor dos Passos, no Centro de Porto Alegre, onde estão concentradas várias lojas de fantasias que comercializam no atacado e varejo, a maioria dos estabelecimentos espera vender, pelo menos, 500 fantasias ao dia às vésperas da folia de Momo.

A professora Graziela Peixoto, de 46 anos, de Santo Antônio da Patrulha, aproveitou a viagem a Porto Alegre para escolher a fantasia da filha, Alice Peixoto, de 9 anos. “Ela queria se caracterizar de pirata, mas vamos reciclar o que já temos e acrescentar novos adereços, usando a criatividade”, diz a mãe. A decisão da moradora do Litoral é normal entre os clientes. Segundo Giuseppe Ferraro, que trabalha no ramo há 12 anos, muitas pessoas optam por montar a fantasia.

Conforme Ferraro, as roupas mais procuradas pela criançada neste ano não fogem do tradicional: Kiko, Chaves, bailarina e princesa, além dos super-heróis, que sempre fazem sucesso. “Fora as fantasias, a maior demanda são pelas plumas e paetês.”