Venda online aumenta 21% no primeiro semestre

As vendas online somaram R$ 10,2 bilhões no primeiro semestre deste ano, acréscimo nominal de 21% em relação a igual período do ano passado. Os dados foram divulgados ontem e fazem parte da 26ª edição do…

As vendas online somaram R$ 10,2 bilhões no primeiro semestre deste ano, acréscimo nominal de 21% em relação a igual período do ano passado. Os dados foram divulgados ontem e fazem parte da 26ª edição do Relatório WebShoppers, realizado pela e-bit com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara- -e.net).

Apesar da expansão verificada no período, a e-bit e a Câmara- -e.net revisaram para baixo a meta de crescimento do varejo online neste ano em função do ambiente macroeconômico. De acordo com Pedro Guasti, diretor- -geral da e-bit, a expectativa de expansão nominal das vendas passou de 25% para 20% em 2012 sobre o ano passado, totalizando R$ 22,5 bilhões.

O ticket médio deve ser de R$ 330,00. A e-bit também verificou que mais pessoas utilizaram aparelhos móveis para realizar compras online. De janeiro a junho, 1,3% das compras foram realizadas por smartphones ou tablets. No mesmo período de 2011 esse indicador era de apenas 0,3%.

“Esse crescimento que parece insignificante mostra o quanto ainda temos oportunidades para expandir. Essa onda só cresce”, disse Leonardo Palhares, vice-presidente de estratégias da Câmara e-net. De acordo com a pesquisa, a maioria dos e-consumidores que utiliza smartphones e tablets para comprar pela internet é mulher, com 53% de participação.

No mercado geral (pessoas que efetuaram compras pela internet) a divisão é mais equilibrada: 50% de homens e 50% de mulheres. Esses e-consumidores, separados entre sistema operacional iOs (iPad/iPhone) e Android, também apresentam diferenças no perfil: enquanto o público que utiliza iPad/iPhone é mais feminino (54%), o Android conta com maioria masculina (55%).

A pesquisa revelou também que a principal categoria consumida por esse grupo é a de eletrodomésticos, categoria mais vendida também no e-commerce. A segunda e a terceira posição ficam com livros e saúde, beleza e medicamentos, respectivamente.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais