Vendas crescem 8,5% no Dia dos Namorados na Capital

O varejo de Porto Alegre registrou o aumento de 8,5% nas vendas do Dia dos Namorados neste ano em relação a 2011. O dado faz parte de levantamento realizado com lojistas associados ao Sindilojas Porto Alegre. Os dias de maior venda foram a sexta-feira passada e o próprio dia 12 de junho. “A sexta-feira foi o quinto dia útil do mês. Isso motivou ainda mais os consumidores a procurarem o presente”, afirma Ronaldo Sielichow, presidente da entidade. O gasto médio ficou em R$ 119,00. Além disso, a maioria dos pagamentos foi realizada com cartão de crédito.

Já o levantamento nacional divulgado pela Serasa Experian mostra que as vendas para a data neste ano ficaram abaixo do resultado de 2011. Na semana que antecedeu a data em 2012, a alta nas vendas foi de 5,2%. No ano passado, o aumento foi de 8,6% no mesmo período (entre os dias 6 e 12 de junho) em comparação com 2010.

Em nota distribuída, os economistas da Serasa Experian argumentam que o consumidor está endividado e mais cauteloso em relação a novos parcelamentos, o que teria sido determinante para o resultado das vendas. “Ciente de que sua prioridade é a renegociação de dívidas, o consumidor continuou com o pé no freio no que diz respeito às novas compras”, diz a nota. Para a empresa, a expectativa é de que o reflexo de um aumento da confiança do consumidor apareça na segunda metade do ano, especialmente no último trimestre, em datas como Dia da Criança e Natal.