Vendas de Dia das Crianças devem movimentar mais de R$ 62 milhões em Porto Alegre

A projeção é de que a data movimente um total de R$ 62,12 milhões neste ano – 3 milhões a mais do que o resultado alcançado no mesmo período em 2015

Segundo uma pesquisa encomendada pela CDL POA e o Sindilojas Porto Alegre, as lojas do segmento infantil têm o que comemorar com a proximidade do Dia das Crianças. Afinal, é esperado um crescimento real de 6,28% nas vendas na Capital em relação ao mesmo período de 2015, já considerando a inflação do período. A projeção é de que a data movimente um total de R$ 62,12 milhões neste ano – 3 milhões a mais do que o resultado alcançado no mesmo período em 2015.

Conforme a pesquisa, o ticket médio será de R$ 82,93, enquanto que em 2015 o valor gasto pelos consumidores foi, em média, R$ 78,03. “Esse resultado mostra que mesmo em tempos que só se fala em crise, o sentido emotivo da comemoração prevalece e garantir o melhor presente é o foco dos consumidores em Porto Alegre”, é o que afirma o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.  

Para Alcides Debus, presidente da CDL Porto Alegre, a data promete ser positiva nas vendas, pois vem em um período de retomada do crescimento da economia. “De acordo com a nossa pesquisa, a projeção de movimentação se aproxima dos patamares de 2014, quando tivemos um ótimo resultado. Com o índice de confiança do consumidor em alta, a tendência é que as pessoas se sintam seguras para voltar a consumir gradativamente mais”, estima. 

Além disso, a pesquisa revelou que 75% dos consumidores já deixaram de comprar devido à falta de atendimento. Em seguida, se encontra o fator preço com 32,7% da amostra, como determinante. A velha primícia do varejo de que o atendimento é a base de toda relação com o cliente nunca se fez tão atual. Algo tão simples, mas que feito sem cuidado impacta nos resultados do comércio. O varejo precisa adotar uma postura que diferencie o atendimento oferecido em sua loja.

Com bom-humor, o estudo identificou quatro estilos de atendimento mais percebidos entre os clientes e descobriu que: 39% dos entrevistados considera o atendimento eficiente; 32% avalia como bipolar (começa bem, mas não tem um bom desfecho se a compra não for efetivada); e quase um terço da amostra, 29%, como forçado, sem noção ou desinformado.

Nem cartão de crédito, nem crediário

A maioria dos consumidores pretende comprar o presente para o próximo Dia das Crianças, à vista. De acordo com o levantamento, 39% dos consultados devem comprar em dinheiro e 21% pretendem comprar à vista, no cartão de débito. Em terceiro lugar, com 32% da amostra, estão aqueles que devem comprar parcelado no cartão de crédito.

Além disso, confirmando os resultados das pesquisas dos anos anteriores, brinquedo segue sendo o produto mais procurado pelos consumidores (conforme 63% dos consultados) e o grande movimento no comércio é esperado para a semana que antecede o Dia das Crianças. O estudo mostrou que 40% deve comprar na semana do Dia das Crianças e 15% na véspera do dia 12 de outubro, principalmente para não perderem prazos para eventuais trocas.

O levantamento, elaborado pela Vitamina Pesquisa, foi realizado a partir de entrevistas com 300 participantes, homens e mulheres, acima de 18 anos de idade, das classes A, B C, D e E. Confira a pesquisa completa aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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