Vendas de Dia das Mães se mantêm estáveis na maioria das lojas do comércio da Capital
Em 67,5% dos locais pesquisados pelo Sindilojas Porto Alegre, os resultados foram semelhantes aos do mesmo período do ano passado.
Por meio de levantamento feito pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre nesta segunda-feira (13), após o Dia das Mães, com lojistas da base de associados da Entidade, concluiu-se que as vendas do varejo ainda estão moderadas nesta que é a segunda data mais aguardada pelo setor. Em 67,5% dos locais pesquisados, os resultados foram semelhantes aos do mesmo período do ano passado. Já em 20% das lojas participantes houve queda nas vendas, e o tempo chuvoso da semana que antecedeu a data, assim como do próprio domingo, foi a principal causa apontada para os resultados abaixo da expectativa. Já em 12,5% das lojas o Dia das Mães gerou aumento nas vendas, em média 13% a mais comparado a 2018.
Das lojas pesquisadas, 65,8% realizaram promoções ou ofereceram descontos nos produtos, e para a maioria delas (73%) esse foi um ponto importante para o crescimento dos resultados. Produtos como roupas, calçados e perfumes/maquiagens foram os mais procurados pelos consumidores.
Os lojistas apontaram ainda que as formas de pagamento mais escolhidas foram, em primeiro lugar, o cartão de crédito parcelado, em segundo, o débito e, em terceiro, o cartão de crédito em uma vez. O ticket médio para as compras ficou em torno de R$ 134,00 nas lojas que representam os segmentos de vestuário, calçados, bazar, eletro, floricultura e cosméticos da Capital.