Vendas de material de construção têm recorde em 2011

As vendas da indústria de materiais de construção no mercado interno cresceram 2,9% em 2011 ante 2010, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (18) pela Associação Brasileira da Indústria de…

As vendas da indústria de materiais de construção no mercado interno cresceram 2,9% em 2011 ante 2010, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (18) pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Com isso, o faturamento do setor atingiu o recorde de R$ 108,5 bilhões no ano passado, superando o recorde anterior, de R$ 107,1 bilhões em 2008.

A alta foi puxada principalmente pela evolução das vendas de materiais de acabamento, cujo crescimento foi de 8% em 2011 ante 2010. No mesmo período, as vendas de materiais básicos tiveram uma alta bem mais modesta, de apenas 0,2%.

O recorde de faturamento ocorreu mesmo após os cortes nas projeções de crescimento do setor. No começo de 2011, a Abramat chegou a projetar um avanço de 9% no faturamento anual. Segundo afirmou em nota o presidente da associação, Walter Cover, o crescimento foi menor que o esperado por conta das medidas tomadas pelo governo federal no início de 2011 para desaceleração da economia, além da queda no ritmo de execução das obras do programa “Minha Casa, Minha Vida”, e o aumento das vendas de importados.

Para 2012, as expectativas da Abramat apontam para um crescimento de 4,5% em relação a 2011, considerando as projeções de vendas no varejo, o ritmo previsto para as obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e do “Minha Casa, Minha Vida” neste ano, e acréscimo típico de contratações de obras em ano de eleições municipais.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais