Vendas de material escolar devem se intensificar em fevereiro

De acordo com levantamento feito pelo Sindilojas Porto Alegre com lojistas da cidade, o maior volume de vendas de material escolar deve ocorrer no mês de fevereiro. Em relação aos resultados, 33% está otimista e acredita que as vendas crescerão em média 13%. Para 44% dos lojistas, porém, os resultados não devem ser superiores aos alcançados no mesmo período em 2014. Outros 22% acredita que as vendas ficarão estáveis na comparação com o ano passado. O gasto médio do consumidor fica em R$ 140,00.

A cautela dos lojistas em relação às expectativas se revela também nos relatos de que o aumento médio do preço do material escolar é de 10%. Este acréscimo é provocado por fatores como a alta do dólar e a incidência de impostos extras no Rio Grande do Sul, como o Imposto de Fronteira.

A mudança de comportamento de compra dos consumidores também se reflete nos resultados das lojas. Os comerciantes afirmam que os clientes reduziram o número de itens das listas de material escolar e também estão reaproveitando produtos do ano anterior. Além disso, até mesmo a tecnologia influencia na queda do uso de cadernos, o item mais vendido pelas lojas do segmento.

Veja também

    AssessoriaMarketing

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) lança insights sobre o maior evento varejista do...

    Veja mais
    PesquisaAssessoriaNoticias

    Pesquisa do Sindilojas POA revela poucos descontos no material escolar

    Veja mais
    AssessoriaNoticias

    Nota Oficial: Sindilojas Porto Alegre se posiciona sobre a demora no reestabelecim...

    Veja mais
    AssessoriaNoticias

    Artigo: O futuro do varejo para os pequenos empresários em 2024

    Veja mais