Vendas de Natal apresentam queda em Porto Alegre

A maioria dos lojistas consultados pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL POA afirmam que a queda nas vendas na comparação com 2014 foi de cerca de 10% considerando a inflação. Já o ticket médio ficou em R$ 87,00. Confirmando as expectativas apontadas na pesquisa realizada antes da data, a maior movimentação nas lojas ocorreu na última semana.

A maioria dos lojistas consultados pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL POA afirmam que a queda nas vendas na comparação com 2014 foi de cerca de 10% considerando a inflação. Já o ticket médio ficou em R$ 87,00. Confirmando as expectativas apontadas na pesquisa realizada antes da data, a maior movimentação nas lojas ocorreu na última semana. “O resultado era esperado. Tivemos um ano muito difícil e, ao comparar com o ano passado, que foi bom em vendas, a média cai. Alguns segmentos conseguiram se destacar e conquistar bons resultados e isso nos dá fôlego para começar um novo ano com a certeza de que temos de continuar trabalhando bastante”, afirma Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre. Um dos segmentos que menos sentiu os efeitos destes problemas foi o de brinquedos. Os lojistas deste segmento afirmam que alcançaram, no mínimo, o mesmo volume de vendas do ano passado.

Crise econômica e política e a redução da confiança do consumidor são alguns dos motivos para esse decréscimo. Além disso, a elevação da carga tributária, dólar alto e o desemprego, que aumentou no segundo semestre, também prejudicaram as vendas do Natal.

De acordo com o presidente da CDL POA, Gustavo Schifino, a pesquisa de intenção de compra já havia demonstrado um empate nominal com os resultados do Natal anterior. “Chegamos a ter o último final de semana com desempenho muito positivo, mas que não se confirmou nos dias seguintes. O resultado acabou sendo muito semelhante à expectativa final da CDL POA e do Sindilojas Porto Alegre. Esperamos que 2016 seja melhor para o varejo e para a economia como um todo”, garantiu Schifino.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre

 

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 24/02 A 01/03

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Em busca do melhor ponto comercial

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Café com Lojistas apresenta o significado do varejo e dicas do que está em alta ...

    Veja mais