Vendas do varejo em outubro tiveram o primeiro resultado positivo em oito meses

Segundo o IBGE, outubro apresentou índices positivos para o comércio. Em comparação com o mês de setembro, o volume de vendas teve um aumento de 0,6%, resultado que interrompe oito meses de taxas negativas, que acumularam uma perda de 6,3.

Segundo o IBGE, outubro apresentou índices positivos para o comércio. Em comparação com o mês de setembro, o volume de vendas teve um aumento de 0,6%, resultado que interrompe oito meses de taxas negativas, que acumularam uma perda de 6,3. O avanço no volume de vendas foi acompanhado do predomínio de taxas positivas, alcançando cinco das oito atividades pesquisadas, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,0%), tecidos, vestuário e calçados (1,9%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,5%), os dois últimos com crescimento após recuos de 1,4% e 1,0%, respectivamente. No acumulado dos dez primeiros meses de 2015, o comércio varejista recuou 3,6% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Outro dado positivo foi registrado pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em levantamento realizado pela Entidade, a intenção de consumo das famílias estabilizou em dezembro, depois de 10 meses consecutivos de queda. O valor ficou em 76,5 pontos, em uma escala de 0 a 200, 0,1% superior ao registrado no mês de novembro e 36% inferior ao verificado no mesmo mês em 2014. O índice de dezembro mostrou diferenças na intenção de consumo das famílias com maior renda e entre aquelas que recebem abaixo de dez salários mínimos. Enquanto o nível de confiança das famílias mais ricas apresentou alta de 1,9% na comparação mensal, entre aquelas com rendimento inferior o índice registrou queda de 0,3%. Ainda assim, para a CNC a alta do varejo em outubro não sinaliza recuperação, e a expectativa para o volume de vendas em 2015 foi revisada para -4,1%. Se confirmado, esse seria o pior resultado anual do setor desde o início dos levantamentos do IBGE, há 15 anos.

O levantamento completo da CNC pode ser conferido no site da Confederação.

 

Fonte: Sindilojas Porto Alegre

Veja também

    PesquisaNoticias

    Levantamento do Sindilojas Poa revela crescimento do comércio de vizinhança no R...

    Veja mais
    Noticias

    Edição especial do Menu Poa apresenta pautas do comércio para o futuro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    Noticias

    Último dia para confirmar presença no MENUPOA especial sobre Eleições Municipais

    Veja mais