Vendas do varejo em outubro tiveram o primeiro resultado positivo em oito meses

Segundo o IBGE, outubro apresentou índices positivos para o comércio. Em comparação com o mês de setembro, o volume de vendas teve um aumento de 0,6%, resultado que interrompe oito meses de taxas negativas, que acumularam uma perda de 6,3. O avanço no volume de vendas foi acompanhado do predomínio de taxas positivas, alcançando cinco das oito atividades pesquisadas, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,0%), tecidos, vestuário e calçados (1,9%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,5%), os dois últimos com crescimento após recuos de 1,4% e 1,0%, respectivamente. No acumulado dos dez primeiros meses de 2015, o comércio varejista recuou 3,6% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Outro dado positivo foi registrado pela Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em levantamento realizado pela Entidade, a intenção de consumo das famílias estabilizou em dezembro, depois de 10 meses consecutivos de queda. O valor ficou em 76,5 pontos, em uma escala de 0 a 200, 0,1% superior ao registrado no mês de novembro e 36% inferior ao verificado no mesmo mês em 2014. O índice de dezembro mostrou diferenças na intenção de consumo das famílias com maior renda e entre aquelas que recebem abaixo de dez salários mínimos. Enquanto o nível de confiança das famílias mais ricas apresentou alta de 1,9% na comparação mensal, entre aquelas com rendimento inferior o índice registrou queda de 0,3%. Ainda assim, para a CNC a alta do varejo em outubro não sinaliza recuperação, e a expectativa para o volume de vendas em 2015 foi revisada para -4,1%. Se confirmado, esse seria o pior resultado anual do setor desde o início dos levantamentos do IBGE, há 15 anos.

O levantamento completo da CNC pode ser conferido no site da Confederação.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre