Vendas do varejo sobem 1,4% em julho no Brasil, informa IBGE

Taxa de variação das vendas do comércio varejista subiu nos últimos meses

As vendas do comércio varejista do País subiram 1,4% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pela Agência Estado, que esperavam uma alta entre 0,30% e 1,60%, e superou a mediana projetada, de 1,03%.

Na comparação com julho do ano passado, as vendas do varejo tiveram alta de 7,1% em julho deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de uma alta de 4,90% a 8,10%, com mediana de 6,60%. Até julho, as vendas do setor acumulam altas de 7,3% no ano e de 8,5% nos últimos 12 meses.

O IBGE também revisou a taxa de variação das vendas do comércio varejista em junho, na comparação com o mês anterior. O aumento do volume de vendas foi recalculado de 0,2% para 0,3%. Também houve revisão nas vendas de maio ante abril, que passaram de uma variação de 0,7% para 0,8%, e na taxa de abril ante março, que saiu de -0,2% para -0,1%.

A receita nominal do comércio varejista subiu 1,6% em julho, na comparação com junho, também na série com ajuste sazonal. Em relação a julho de 2010, a alta na receita foi de 12,5%, segundo apurou o IBGE.

No acumulado do ano, a receita nominal do comércio cresceu 12,3% e, nos 12 meses encerrados em julho, 13,2%. A média móvel trimestral ficou em 1,1% no trimestre encerrado em julho.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre tem reunião com o prefeito Sebastião Melo

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA acompanha lançamento de agenda legislativa na Fecomércio RS

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    FBV 2024 – o próximo passo está aqui

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 06/04 a 12/04

    Veja mais