Vendas na Feira do Livro de Porto Alegre caem 4,85%

Presidente Marcos Sena disse que eleições, Copa do Mundo e chuva prejudicaram evento

As vendas na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre tiveram queda de 4,85% em relação ao ano passado. Conforme anúncio…

Presidente Marcos Sena disse que eleições, Copa do Mundo e chuva prejudicaram evento

As vendas na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre tiveram queda de 4,85% em relação ao ano passado. Conforme anúncio feito nesta terça-feira pelo presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marcos Sena, foram comercializadas 400 mil obras em 2014 contra 420 mil em 2013. Apesar do índice negativo, Sena exaltou o crescimento da estrutura da Feira por onde passaram 1,4 milhão de pessoas durante os 17 dias de evento.

Em entrevista coletiva concedida na tenda de Pasárgada, Sena destacou que os quatro dias de chuva na Feira do Livro dificultaram a chegada do público. Mesmo com o clima desfavorável, ele acredita que a organização conseguiu entregar aos leitores um evento renovado. O presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro comentou que a estrutura da Feira foi renovada com a colocação de toldos, o que garantiu mais proteção aos livreiros e ao público. “O mercado editorial está mudando e os livros de escolas precisam ser readaptados. A Feira irá caminhar para este sentido também”, acrescentou Sena.

Participaram do evento 740 autores gaúchos, 51 de outros estados e 35 do exterior. A organização do evento destacou que com o aumento da área infanto-juvenil – de nove para 14 barracas – houve um crescimento nas vendas, mas não informou valores. Uma das razões seria o bônus-livro de R$ 30 distribuído para 6 mil alunos de 17 municípios.

O patrono da Feira do Livro, Airton Ortiz, considerou que houve um renascimento com destaque para o lado humano. Ele relatou que concedeu 150 entrevistas – fora as não agendadas – para falar da importância da leitura. A Câmara do Livro, no entanto, vai tentar fazer com que a Feira volte a ocupar o Cais do Porto na próxima edição.

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais