Vendas no Dia dos Namorados no RS devem aumentar 4,5%, diz pesquisa

O Dia dos Namorados deve aumentar as vendas em 4,5% em 2013 no Rio Grande do Sul, em comparação com a comemoração da data em 2012. O levantamento realizado pela Fecomércio-RS foi divulgado nesta segunda-feira (27). Foram ouvidas 385 pessoas nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.

Para comemorar a data, além de trocar presentes, a maioria dos namorados gaúchos (55,8%) realizará algum evento especial. Desses, 53,5% disseram que irão a bares ou restaurantes. Os demais participarão de almoço/jantar especial em casa (28,8%), viajar (5,1%), teatro/cinema (4,7%), motel (4,7%) e outros (2,5%).

Conforme o presidente da Federação, Zildo De Marchi, a conjuntura dos empregos vem motivando otimismo por parte dos consumidores. “Temos claro que a situação do mercado de trabalho, principal determinante do desempenho das vendas do varejo, é um dos fatores de destaque para essa expectativa de crescimento”, avalia De Marchi.

O gasto médio por pessoa deverá ser de R$ 144. O número médio de presentes, conforme indica a pesquisa, será de 1,18 unidades, sendo que a média dos homens (1,27) é maior do que a das mulheres (1,10). Os tipos de presentes mais frequentes serão vestuário (36,1%), perfumes e cosméticos (16,5%), calçados (12,4%) e flores (7,1%). O presente, em média, custará R$ 120,42.

Quanto às formas de pagamento, 72,5% responderam que pretendem realizar compras à vista. Dentre os que pretendem parcelar, 62,3% pretendem pagar em 2 a 3 parcelas.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais
    Noticias

    Transforme talento em marca de sucesso

    Veja mais
    Noticias

    Campanha de incentivo ao comércio local para reerguer Porto Alegre tem apoio do S...

    Veja mais