Vendas no Dia dos Namorados no RS devem aumentar 4,5%, diz pesquisa

O Dia dos Namorados deve aumentar as vendas em 4,5% em 2013 no Rio Grande do Sul, em comparação com a comemoração da data em 2012. O levantamento realizado pela Fecomércio-RS foi divulgado nesta segunda-feira (27). Foram ouvidas 385 pessoas nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.

Para comemorar a data, além de trocar presentes, a maioria dos namorados gaúchos (55,8%) realizará algum evento especial. Desses, 53,5% disseram que irão a bares ou restaurantes. Os demais participarão de almoço/jantar especial em casa (28,8%), viajar (5,1%), teatro/cinema (4,7%), motel (4,7%) e outros (2,5%).

Conforme o presidente da Federação, Zildo De Marchi, a conjuntura dos empregos vem motivando otimismo por parte dos consumidores. “Temos claro que a situação do mercado de trabalho, principal determinante do desempenho das vendas do varejo, é um dos fatores de destaque para essa expectativa de crescimento”, avalia De Marchi.

O gasto médio por pessoa deverá ser de R$ 144. O número médio de presentes, conforme indica a pesquisa, será de 1,18 unidades, sendo que a média dos homens (1,27) é maior do que a das mulheres (1,10). Os tipos de presentes mais frequentes serão vestuário (36,1%), perfumes e cosméticos (16,5%), calçados (12,4%) e flores (7,1%). O presente, em média, custará R$ 120,42.

Quanto às formas de pagamento, 72,5% responderam que pretendem realizar compras à vista. Dentre os que pretendem parcelar, 62,3% pretendem pagar em 2 a 3 parcelas.