Vendas no varejo gaúcho crescem 8,8% em relação a janeiro de 2010

Ratificando os bons resultados da economia gaúcha ao longo de 2010, o primeiro mês de 2011 registrou alta de 8,8% nas vendas do comércio varejista na comparação com o mesmo período do ano passado. Em…

Ratificando os bons resultados da economia gaúcha ao longo de 2010, o primeiro mês de 2011 registrou alta de 8,8% nas vendas do comércio varejista na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação a dezembro, a alta foi de 0,31%, segundo estudo divulgado nesta terça-feira (15/03) pelo IBGE.

Descontados os efeitos sazonais, o acumulando em 12 meses chegou a 10,6%, conforme avaliação da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS). Segundo a entidade, o quadro otimista se deve a fatores como a recuperação do desempenho industrial (8,7%), o crescimento da massa de salários (10,4%), o baixo nível da taxa de juros (média de 9,9% a.a.) e a alta confiança das famílias na economia (em torno de 130 pontos), que também refletiu o amplo acesso ao crédito. “Registramos um desempenho superior ao crescimento médio do Brasil, que foi de 8,3%, e todos os setores apresentaram bons resultados”, comemora Zildo De Marchi, presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac.

Entre os setores que mais se destacaram nos últimos 12 meses estão Materiais de Construção (elevação de 44,39% nas vendas em relação a janeiro de 2010), móveis e eletrodomésticos (19,12%) e artigos farmacêuticos (12,71%). “Janeiro e fevereiro ainda não foram afetados pela alta na taxa de juros, o que deve mudar no próximo mês”, antecipa De Marchi, que mesmo assim prevê um ano positivo. “Em 2011, apesar da redução do crédito e do aumento da inflação, devemos ter um aumento de quase 3% nos ganhos reais do salário, o que continuará injetando dinheiro na economia e favorecendo o varejo”, acrescenta. As estimativas da Federação são de um crescimento entre 5% e 6% nas vendas este ano.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Na comparação com o Dia dos Namorados de 2023, 17% dos lojistas dizem ter vendid...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra no Centro da capital

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Créditos do BNDES: empresário, você tem acesso a este recurso

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sondagem do Sindilojas POA prevê Dia dos Namorados tímido para o comércio na ca...

    Veja mais