Vendas pela internet representam em média 13% dos negócios para redes de lojas da Capital

Levantamento do Sindilojas Porto Alegre indica que o comércio online vem crescendo e os itens mais procurados são das linhas de informática, áudio e vídeo, além de eletrodomésticos da linha branca. …

As vendas de produtos pela internet estão representando, em média, 13% do total de negócios para redes de lojas da Capital. Uma consulta realizada pelo Sindilojas Porto Alegre revela que as operações de e-commerce aumentaram entre em torno de 20% em 2011, na comparação com 2010, entre os lojistas participantes. Na Digimer, por exemplo, cresceu 15% neste período. Os itens mais vendidos foram notebooks, netbooks e impressoras.

A rede de lojas Colombo informou que, as vendas pela internet apresentam tíquete médio de R$ 800 a R$ 850, ante R$ 1 mil a R$ 1,2 mil nas lojas de shopping e R$ 500 nas unidades de rua. Para dar suporte à expansão dos negócios on-line, a Colombo tem três centros de distribuição, em Porto Alegre, Curitiba e Sumaré (SP), e uma frota própria de 200 caminhões, que operam nas regiões Sul e Sudeste.

De acordo com os registros das redes varejistas, os produtos mais vendidos nas lojas online são das linhas de informática, áudio e vídeo, além de eletrodomésticos da linha branca (fogões e geladeiras). Também verificou-se a tendência de crescimento das vendas online de itens do vestuário feminino e perfumaria.